Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Empresas que investem em lideranças femininas, têm lucro até 15% maior

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O mercado de trabalho no Brasil ainda é dominado pelos homens, porém, vem se abrindo cada vez mais para as mulheres. Um estudo mundial realizado pelo Peterson Institute for International Economics, aponta que empresas que têm mulheres em cargos gerenciais, têm crescimento maior de até 15% em seu desempenho financeiro.

A Arcos Dourados, empresa que administra a marca McDonald’s no Brasil, por exemplo, possui mais de 50% do quadro de funcionários dos seus restaurantes, em todo o Brasil, formado por mulheres.

É o caso de Andreia Santos, que há oito anos teve sua primeira oportunidade de emprego no McDonald’s, onde trabalha até hoje. Mesmo sem experiência, recebeu treinamento e começou exercendo a função de atendente. Com sua dedicação, em apenas seis meses de casa teve seu trabalho reconhecido e foi promovida a instrutora. Após um ano e oito meses contribuindo para o treinamento de novos colaboradores, Andreia assumiu novas responsabilidades ao ser promovida para gerente de área. Em mais dois anos, assumiu o cargo de gerente de plantão, liderando a equipe do restaurante.

“Além de conquistar bens materiais como carro e casa e melhorar minha qualidade de vida, o trabalho no McDonald’s e os treinamentos me ensinaram muito a como lidar com pessoas e suas diferenças e a gerenciar profissionais da mais variadas idades e trajetórias. Me sinto feliz em crescer e contribuir para o crescimento da empresa e de outros profissionais”, conta.

Para Marcelo Nóbrega, Diretor de Recursos Humanos da Arcos Dourados, esse reconhecimento só reforça a importância de práticas e iniciativas que permitam com que as mulheres tenham cada vez mais espaço em posições de liderança “Buscamos dar representatividade às mulheres, que são maioria na população brasileira e que muitas vezes são as únicas responsáveis financeiras por suas famílias, além de ser o ponto focal dos filhos. Promover condições e oportunidades para que cada vez mais elas tenham espaço nos principais cargos de liderança é o nosso desafio diário e, acredito que deva ser o de todas as empresas que se preocupam com relações igualitárias”, finaliza Nóbrega.

O Grupo Vila, empresa do ramo funerário presente na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é outra companhia que acredita na liderança das mulheres.

Gilmara Nascimento, supervisora de unidade, é uma dessas mulheres que se destacam na empresa. Em 2010, ela foi contratada como auxiliar financeira e, desde então, teve diversas oportunidades de crescimento no grupo. Atualmente ela lidera uma equipe de 37 funcionários de diferentes setores, como administrativo e atendimento.

Segundo a supervisora, ter ocupado diferentes cargos fez com que ela conhecesse melhor o funcionamento da empresa e isso reflete em seu trabalho. “Busco um estilo de liderança compartilhada, onde escuto bastante a equipe e eles sabem que têm essa abertura”, explica.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais