O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP) vai liberar empréstimo para 64 pequenos comerciantes do Mercado Central de João Pessoa. Eles já estão sendo capacitados e receberão acompanhamento técnico antes e após a concessão do crédito.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável da Produção, Raimundo Nunes, 32 beneficiários concluíram a capacitação na última segunda (4) e terça-feira (5). A segunda turma participará do curso nos dias 18 e 19 deste mês. A ação conta com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Infraestrutura (Seinfra) e da Vigilância Sanitária.
Os feirantes são todos do Galpão II do Mercado Central e trabalham com a comercialização de laticínios, frango e peixe. Segundo Raimundo Nunes, a Vigilância Sanitária está preparando uma proposta, indicando quais os equipamentos necessários para que esses comerciantes possam exercer a atividade adequadamente. O documento será encaminhado ao Empreender e, com base nele, os técnicos farão o cálculo do quanto será liberado em empréstimo.
Desde 2005, o Empreender-JP já investiu mais de R$ 24 milhões por meio de aproximadamente 10 mil contratos de empréstimo. A próxima liberação de empréstimos está marcada para o dia 26 deste mês. Devem ser assinados mais de 200 contratos, com investimento de aproximadamente R$ 600 mil.
Novo galpão – A aquisição de balcões frigoríficos e o esclarecimento sobre as regras de higiene da Vigilância Sanitária fazem parte da preparação dos comerciantes para a instalação no Galpão II, que será entregue à população ainda neste mês de abril. No local, serão comercializados laticínios, frango, carnes e peixes.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a previsão é que, logo após a conclusão da obra, seja iniciada a restauração do Galpão III. Os dois galpões vão abrigar, ao todo, 120 boxes. No momento, todos estão acomodados no Galpão III.