Visando atender a crescente demanda pelos serviços de entrega rápida, originado do rápido crescimento do e-commerce (comércio eletrônico) mundial, a EMBRAER, fabricante brasileira de aviões, através da sua subsidiária para negócios disruptivos, a “EmbraerX”, planeja entrar no lucrativo “mercado de transporte não tripulado de cargas aéreas”. A empresa brasileira assinou recentemente, “um acordo técnico com a empresa americana Elroy Air, para o desenvolvimento de sistemas de aeronaves não tripuladas para transporte de encomendas”. A ideia dos engenheiros da EmbraerX, é desenvolver um produto inovador, a partir do “sistema Chaparral” da Elroy Air, que possa realizar o transporte de até 220Kg de carga, em um raio de 500 Km do deposito de produtos do cliente. A parceria prevê também, “o desenvolvimento de novas soluções para gerenciamento de tráfego aéreo”.
Previsões
Todo inicio de ano é cheio de previsões para o ano seguinte, e no segmento de tecnologia não é diferente. No final do ano passado, o site americano Social Media Today (socialmediatoday.com), especializado em informações sobre as mídias sociais, fez uma serie de previsões para 2020. Dentre elas, escolhi duas que achei mais interessantes. A primeira é sobre a tecnologia de “Realidade Aumentada” (RA). Segundo a previsão do site americano, haverá um crescimento muito grande do uso de RA, por parte das empresas, para aumentar vendas e fidelizar clientes (principalmente pelas empresas de comércio eletrônico). Pela previsão, até o final de 2020 todas devem investir muitos recursos (financeiros e técnicos) para disponibilizar este tipo de “atrativo” via aplicativos para smartphones. A segunda previsão que escolhi, é sobre o uso de “Stories” (função disponível nos smartphones que permite publicar fotos e vídeos rápidos, e que só podem ser visualizados por até 24 horas). Para os analistas do Social Media Today, os “Stories” serão a “forma de produção de conteúdo mais importante nas redes sociais durante 2020”, principalmente pelo crescente uso desta ferramenta pelos departamentos de marketing das empresas, por ser barato e de fácil aplicação em qualquer propaganda. Vamos ver no final do ano se essas duas previsões de confirmaram.
Previsões (II)
Uma pesquisa recente, denominada de “Global Consumer Trends” analisa como poderá ser o “mercado consumidor” mundial em 2030. É um prazo longo, mas a analise é bem interessante e vou destacar aqui, algumas “previsões” com relação ao uso de tecnologias. A primeira previsão é sobre o crescimento do número de dispositivos conectados a IoT (Internet das Coisas) , utilizando a “Internet 5G”. Pela analise, vamos passar de 11 bilhões de dispositivos conectados (dados de 2019) para cerca de 125 bilhões em 2030. Um aumento neste patamar causará um impacto muito grande na forma como as empresas operam e, por conseguinte, na economia mundial, sem falar no impacto nas pessoas (educação, saúde, ambiente de trabalho, etc).
Previsões (III)
Outra previsão tem o foco em Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), que “até 2030” terá um impacto muito grande nas indústrias de entretenimento e no turismo. No caso do turismo, o impacto vai ser no “convencimento de compra” dos pacotes turísticos e em “viagens virtuais” através do uso de RV, sem a necessidade de deslocamento da pessoa. Outra previsão bem controversa, diz respeito aos e-sports (Esportes Eletrônicos) que graças ao continuo desenvolvimento das tecnologias associadas à RV e RA e a disponibilidade universal da Internet 5G, vão competir por audiência e em muitos casos serão mais populares, em relação aos esportes físicos tradicionais! Será?