Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Emater orienta agricultores familiares no uso de recursos hídricos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 As ações do Governo do Estado para a conscientização do uso racional da água contam com a participação da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que ajuda a sensibilizar a população para evitar o desperdício e orientar quanto à construção de equipamentos comunitários de armazenamento. Durante esta sexta-feira (22), extensionistas rurais se juntaram aos técnicos de outros órgãos durante o encerramento da Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água, na cidade de Guarabira.

Durante todo o dia, equipes do governo, coordenadas pela Cagepa, realizaram palestras e orientaram a população de Guarabira quanto a necessidade de economizar água, o mesmo ocorrendo em Patos, Sousa, Cajazeiras, Itabaiana, Mogeiro e Catolé do Rocha. Houve apresentações culturais e distribuição de mudas de árvores.
 
Segundo o coordenador regional da Emater em Guarabira, José Alexandre Marques da Fonseca, a falta de acesso à água potável em comunidades rurais e na zona urbana é o maior problema enfrentado atualmente pela população e consciente disto a Emater Paraíba tem alertado e orientado a população a fazer uso correto e racional dos recursos hídricos disponíveis, seja no consumo humano, animal ou em projetos de irrigação.
 
“As ações visam conscientizar as pessoas sobre a importância da água e o uso correto para evitar desperdício”, afirmou. Lembrou que é preciso reconhecer que as principais unidades de reservas de água estão com seus volumes reduzidos sem possibilidade de sustentar o abastecimento d’água da região semiárida onde a seca tem sido intensa, mesmo que tenha ocorrido chuva em algumas regiões.
 
Alexandre Marques lembrou que a Emater orienta a construção de cisternas, barragens subterrâneas, tanques, pequenos açudes. “É preciso se preparar para armazenar água que possa ser utilizada em momentos de crise no abastecimento, como vem ocorrendo nesse momento”, comentou. Informou que a Emater também trabalha com a conscientização dos agricultores quanto à questão ambiental, o reflorestamento de matas ciliares e principalmente com campanhas educativas da população, a começar pelas escolas.
 
Outra preocupação dos extensionistas é com relação ao uso adequado da água na agricultura, evitar o uso de agrotóxicos para não contaminar mananciais hídricos próximos das áreas de plantios. Também acompanham os agricultores na elaboração de propostas junto aos bancos para obtenção de recursos destinados à construção de açudes e barragens.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

coronavirus covid19 mascara FOTO Pixabay

Infogripe: Fiocruz aponta aumento de casos de síndrome respiratória na Paraíba

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025