Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Emater e MDA expandem avicultura alternativa no Cariri

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado, por intermédio da Emater Paraíba, está contemplando agricultores familiares beneficiários do Programa Brasil Sem Miséria que decidiram trabalhar com avicultura alternativa. Nesta segunda-feira (25), em Serra Branca, extensionistas rurais entregam 1.100 pintinhos para 21 famílias integrantes do programa.

Nessa região, o Programa Brasil Sem Miséria já contempla 496 famílias agricultoras com a atividade da caprinocultura de leite e de corte, artesanato, ovinocultura, avicultura alternativa e hortaliças diversas.

De acordo com o gerente do escritório da Emater local, Josemberg Batista Gomes, 52 famílias assessoradas no município de Serra Branca já foram beneficiadas com o Programa Brasil Sem Miséria, das quais 28 decidiram pela criação de aves alternativas e sete já adquiriram as aves diretamente dos fornecedores, facilitando o acesso e diminuindo as despesas e o preço.

Em uma ação mais abrangente, o Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba e em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está prestando assessoria continuada  a 1.600  famílias agricultoras em 17 municípios do Território da Cidadania no Cariri Ocidental integrantes da Chamada Pública. Entre as ações, destacam-se convivência com o semiárido, manejo sustentável dos recursos naturais da caatinga e a organização da produção da caprinovinocultura, enfatizando o acesso e a ampliação em mercados locais e institucionais.

Os municípios beneficiados são Amparo, Assunção, Camalaú, Congo, Coxixola, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Taperoá e Zabelê, todos pertencente à região administrativa da Emater em Serra Branca.

 O Brasil Sem Miséria foi lançado em junho de 2011 pelo Governo Federal e a prioridade para o meio rural é a inclusão produtiva, com estruturação da capacidade de produção da agricultura familiar, por meio de assistência técnica diferenciada e estímulo para a geração de renda. Garante ainda, serviços públicos nas áreas de educação, saúde assistência social, saneamento e energia elétrica.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais