Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Em três meses, Semam recebe mais de mil denúncias de crimes ambientais em JP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Até o dia 30 de março a Divisão de Fiscalização (Difi) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), recebeu 1.152 denúncias de possíveis crimes ambientais. A Difi funciona de domingo a domingo, das 7h às 22h e, a partir deste mês de maio, vai atender exclusivamente pelo telefone 0800 281 9208.

Entre as denúncias mais comuns estão as de poluição sonora, com 746 reclamações, seguidas de outras queixas, como desmatamento, descumprimento de Licença Ambiental, que registrou 273 telefonemas. Em terceiro lugar estão as denúncias de lançamento de esgoto, com 53 queixas, seguido de poluição atmosférica, com 48 registros, e por último de águas servidas, que são águas usadas em pias de cozinha e lavanderias, jogadas de forma irregular em ruas e meios fios, com 32 denúncias.

 Poluição sonora – Nos dias de expediente normal, quando não há festas ou eventos, a emissão sonora é permitida considerando a área, de acordo com o Código Municipal de Meio Ambiente, por meio do Decreto nº 4.793, de 21 de abril de 2003. Em bairros que têm casas e hospitais, essa área é considerada zona diversificada. Para zona residencial é permitida a emissão de 45 a 55 decibéis, já a zona diversificada, de 50 a 65 decibéis e em zona industrial, de 60 a 70 decibéis.

Os fiscais da Semam trabalham com o decibelímetro, equipamento que afere o som. O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que os fiscais da Semam também são educadores ambientais. “Nossas equipes são orientadas para que todas as abordagens sejam feitas por meio do diálogo. Ninguém quer acabar com a festa e a diversão de ninguém, mas todos precisam conhecer os limites e o respeito ao direito de cada um”, concluiu.

As denúncias de poluição sonora também devem ser encaminhadas à Polícia Militar por tratar-se de perturbação do sossego público, Art. 42 da Lei de Contravenções Penais. A Semam atende a cidade com sete equipes, sendo duas equipes por dia, que trabalham em regime de plantão, de domingo a domingo. Nas sextas-feiras e sábados o plantão começa às 7h e se estende até as 2h do dia seguinte. De segunda a quinta-feira o plantão começa às 8h e segue até a 0h.

As equipes de fiscais contam com profissionais como engenheiros ambientais, geógrafos, advogados e biólogos, todos com conhecimento específico sobre a legislação ambiental.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira