A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu o 2º Comando de Saúde nas Rodovias, na sexta-feira (18), na Unidade Operacional de Mata Redonda, em Alhandra, na região metropolitana de João Pessoa. Isso possibilitou o atendimento para 84 profissionais de transporte de carga, que puderam fazer uma avaliação de saúde rápida, fácil e gratuita.
Das 8h ao meio dia, a PRF promoveu conscientização socioeducativa e cidadania entre os trabalhadores do setor de transporte de cargas e prestou serviços de saúde diretamente no local de trabalho destes profissionais das estradas.
Eles tiveram acesso a exames de rotina para a detecção de doenças, verificação de pressão arterial, medição de peso, altura, massa corpórea, circunferência cervical e abdominal, teste de acuidade visual e auditiva, frequência cardíaca, força e glicemia. Médicos do Grupamento de Engenharia e da própria PRF avaliaram os condutores, informando-os sobre seu estado de saúde e fornecendo importantes orientações para prevenção dos fatores de risco.
O evento também possibilitou que a PRF coletasse dados dos motoristas, possibilitando traçar o perfil do estado de saúde da categoria e subsidiar os trabalhos preventivos para a redução de acidentes.
A atividade foi coordenada pela Comissão de Direitos Humanos e do Núcleo de Prevenção de Acidentes da PRF na Paraíba, e contou ainda com a parceria de uma faculdade particular da Capital, do Núcleo de Treinamento e Resgate (NTR), da Associação Nordestina de Resgate e Administração e Emergência (ANDRAE) e do 1º Grupamento de Engenharia.