Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Em Mangabeira, vereadores ouvem pedidos da população sobre a zona sul

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Como foi feito em duas ocasiões anteriores, os vereadores de João Pessoa compareceram na noite desta quinta-feira, 26, ao Centro Cultural Tenente Lucena para a terceira edição do projeto Câmara no Seu Bairro, que reuniu moradores de Mangabeira, Bancários e Nova Mangabeira. A sessão itinerante tem como objetivo ouvir as demandas da comunidade e cada representante do povo tem cinco minutos para apresentar suas solicitações ou sugestões.

A primeira a falar foi Diana Alves de Oliveira, moradora de Mangabeira II, que solicitou que sejam elaborados projetos que privilegiem o meio ambiente. Já Luciano Selmo, da comunidade Padre Hyldon Bandeira, pontuou que a ideia de transporte grátis deveria ser implantada na capital e que os ônibus não estejam superlotados. Outra demanda foi sobre o terminal de integração física, indispensável para quem perde ou esquece o cartão de passagem. Ainda tratando de mobilidade, Luciano sugeriu que as ciclofaixas sejam substituídas por ciclovias, mais seguras. “Já fui atropelado”, registrou.

Na sequência, Américo Cabral, presidente da Associação de Moradores do Bairro dos Bancários, defendeu a reforma dos campos de futebol do bairro e solicitou incentivo ao esporte, forma de combate à maior epidemia da atualidade, segundo ele, as drogas.

Em seu momento na tribuna, Anselmo Limeira, liderança de Mangabeira, citou a ligação entre Mangabeira e Valentina Figueiredo como um ponto crítico que merece atenção da gestão municipal e registrou a ausência do vereador João Corujinha, atual secretário de Cidadania e Direitos Humanos, que tem base eleitoral no bairro. “A saúde de Mangabeira precisa de atenção e temos algumas especialidades que não estão sendo oferecidas na quantidade que é preciso: psicólogos e psiquiatras, por exemplo. Precisamos de uma maternidade em Mangabeira e poderia ser feito um projeto neste sentido”.

O conselheiro tutelar Iago Emanuel, do Valentina Figueiredo, parabenizou os vereadores pela iniciativa do Câmara no Seu Bairro e apresentou várias demandas. Entre elas a fiscalização do andamento da obra da ponte ligando Mangabeira e Valentina. Além disso, pediu que seja construída uma outra escola no Nova Mangabeira e destacou que os condomínios Independência e Amizade precisam de reparos porque foram entregues na primeira gestão de Cícero Lucena e apresentam desgaste.

Wallace Albuquerque, de Mangabeira ProSind, solicitou que sejam apresentadas emendas impositivas para melhorias no bairro de Mangabeira. “É um pólo econômico, comercial e muito populoso. Por isso, precisa de atenção e de calçadas com acessibilidade, especialmente nas avenidas principais porque cadeirantes, idosos e pessoas com problemas de locomoção enfrentam muitas dificuldades”. Para ele, o estacionamento das ruas Alfredo Ferreira da Rocha e Josefa Taveira estão sendo ocupados apenas pelas lojas que restringem os locais aos seus próprios clientes.

O vereador Bosquinho (PV) concordou com a colocação de Wallace sobre a acessibilidade das calçadas, mas acrescentou que a prefeitura está trabalhando e implantando o maior programa de calçamento de ruas da história da capital.

O segundo parlamentar inscrito foi Júnio Leandro (PDT), nascido em Mangabeira. “Já apresentei centenas de demandas voltadas para o bairro e conheço de perto os principais anseios, conseguindo reforma de PSFs e calçamento de ruas”, lembrou ele. O parlamentar disse que o estádio Wilsão precisa de melhorias, com o gramado danificado e sem a iluminação adequada.

Thiago Lucena parabenizou os artistas que se apresentaram antes da abertura dos trabalhos legislativos e disse que eles representam “a cara” do Tenente Lucena, que dá nome ao Centro Cultural. Ele informou que recebeu o pedido para implantação de cursos profissionalizantes no bairro de Mangabeira e também anunciou um circuito de vôlei das praças, começando pela Praça do Coqueiral.

A declaração do vereador Zezinho Botafogo foi para parabenizar as apresentações culturais e a participação popular na sessão, encorajando os moradores a utilizarem os canais de interação que a CMJP oferece, inclusive com a Rádio e TV Câmara para dar transparência às ações dos vereadores.

O suplente de vereador Rinaldo Maranhão externou sua gratidão ao povo de Mangabeira pela votação que obteve no bairro e ainda elogiou a criação do Câmara no Seu Bairro: “É algo que precisa ser destacado porque ouve o que o povo tem a dizer. Esse é o maior capital: ouvir a população e levar as demandas ao poder executivo, que tem ouvido a CMJP e o povo de Mangabeira”. Rinaldo ainda sugeriu que seja retomada a discussão sobre o binário do bairro.

De oposição, o vereador Marcos Henriques encerrou o primeiro bloco. “Tenho um programa que se chama ‘Preciso conversar sobre seu bairro’. Várias demandas foram pontuadas como o trânsito na Josefa Taveira que é caótico. Nos Bancários, o fluxo é contaminado com o problema que vem daqui. As escolas não tem cuidadores, na saúde há dificuldades de acesso aos gabinetes odontológicos porque se quebrar uma cadeira, passa dois anos para consertar. Se uma médica do PSF entra de férias, a população fica desassistida porque não colocam substituto. Tudo isso eu relatei à prefeitura de João Pessoa e não obtive nenhuma resposta até agora. Espero que nesse projeto, a gestão municipal possa priorizar as queixas porque não vivemos na Suíça”.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley comentou que independente de serem demandas feitas pela oposição ou situação serão levadas ao conhecimento da prefeitura e, na medida das possibilidades da gestão, atendidas.

Compareceram o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante), Milanez Neto (PV), Chico do Sindicato (Avante), Coronel Sobreira (MDB), Mangueira (PP), Bosquinho (PV), Marcílio do HBE (Patriota), Zezinho Botafogo (PSB), Marcos Henriques (PT), Junio Leandro (PDT), Mikika Leitão (MDB) e Thiago Lucena (PRTB), além do suplente Rinaldo Maranhão (SD).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

WhatsApp-Image-2022-06-02-at-16.54.09-768x450

Comissão pune presidente do Conselho de Medicina na Paraíba e suspende campanha por 18 dias

bmb2024

Brasil Mostra Brasil termina neste domingo com promoções nos estandes

1720910506669302aa581b2_1720910506_3x2_lg

Atirador e participante de comício morrem durante atentado a Donald Trump nos EUA

trumptiro

Trump é retirado às pressas de comício depois de ser atingido na orelha; veja

Eliane

São João de Galante tem shows de Eliane e Banda Encantus neste sábado

Dupla é presa suspeita de assaltar bombeiro de Pernambuco na orla de João Pessoa

Dupla é presa suspeita de assaltar bombeiro de Pernambuco na orla de João Pessoa

joao azevedo, unidades habitacionais, joao pessoa

João Azevêdo entrega moradias com amplas áreas de lazer e infraestrutura a 320 famílias de João Pessoa

mulher hospital FOTO Pixabay

Menina tem aborto legal negado pela Justiça em Goiás e magistradas são acionadas no CNJ

mega sena FOTO agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 15 milhões

onibus FOTO Pixabay

Menino morre atropelado por ônibus escolar em Itabaiana