Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Em live sobre engorda da orla de João Pessoa, Ruy cobra estudo de impacto ambiental

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os riscos e desdobramentos negativos de uma possível engorda da faixa de areia na orla de João Pessoa foram discutidos pelo deputado federal Ruy Carneiro durante uma live nas redes sociais. O debate contou com a participação do professor, pesquisador e mestre em Geodinâmica e Geofísica, Williams Guimarães, e de centenas de internautas.

Ruy afirmou que o propósito da conversa alcançou os objetivos inicias: Sair do campo meramente político, para discutir de forma técnica a temática e dar voz a população dentro das discussões, algo que ainda não havia sido feito no meio político desde que o assunto se tornou público.

“Nossa orla é um dos nossos maiores patrimônios turísticos e naturais. Um fato que continua me incomodando foi bastante reforçado pelo especialista: É muito estranho o poder público falar de um projeto dessa dimensão, sem nenhum tipo de Estudo de Impacto Ambiental. Sem estudo, não dá pra saber os risco que envolvem a intervenção, nem muito menos se o formato proposto é o ideal.”, defendeu Ruy.

De acordo com o professor Williams, algumas pesquisas relacionadas ao ambiente costeiro da Paraíba já foram realizadas anteriormente e poderiam servir como ponto de partida para qualquer projeto.

“Parabenizar o deputado Ruy pela iniciativa e dizer que atualmente existe uma modinha entre os gestores em relação a engorda de faixa de areia nos ambientes costeiros. Essa é apenas uma das alternativas existentes para conter o avanço do mar. Antes de sugerir qualquer tipo de intervenção, é preciso realizar um estudo científico para identificar riscos e peculiaridades de cada local. Além disso, essas engordas artificias são muito onerosa e ainda precisam ficar sendo reabastecidas com areia em média a cada 3 anos.”, destacou o pesquisador.

Entre as possibilidades discutidas na ocasião estão a construção de uma câmara técnica para debater o assunto. Outro caminho para se chegar a uma solução efetiva e que gere menos impacto ao meio ambiente, é a envolver especialistas da Universidade Federal da Paraíba nas áreas de engenharia, geografia, biologia, direito e ciências de uma forma geral.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada