Em João Pessoa e Bayeux, mesas terão eleições antecipadas hoje

As Câmaras Municipais de João Pessoa e Bayeux antecipam as eleições hoje de suas respectivas mesas diretoras para o biênio 2011/2012.

A antecipação da eleição em João Pessoa foi fixada em projeto de resolução aprovado no último dia 23, graças à aprovação de modificação na Lei Orgânica de João Pessoa e no Regimento Interno da Casa. A chapa única é composta pelos vereadores Durval Ferreira (PP), atual presidente da Câmara; Zezinho Botafogo (PSB) como primeiro-vice-presidente; Hervázio Bezerra (PSDB) como segundo-vice-presidente; Benílton Lucena (PT) para a primeira-secretaria; Ronivon Ramalho Diniz, conhecido como Mangueira (PMDB) para a segunda-secretaria e Raíssa Lacerda (DEM) para a terceira-secretaria.

Segundo Benilton Lucena (PT), os vereadores decidiram antecipar a eleição da Mesa, que só ocorreria em dezembro do próximo ano, para evitar “interferências” de candidatos a mandato eletivo, em 2010.“Não só a Câmara de João Pessoa, mas a grande maioria das casas legislativas do Brasil estão adotando essa iniciativa. A Câmara tem que ser de João Pessoa, e não do Governo do Estado nem da Prefeitura”, disse Benilton.

“Houve apenas a discordância do vereador Geraldo Amorim e ele mesmo disse que, na democracia, prevalece a maioria”, frisou Benilton.

O vereador Benilton Lucena explicou que o vereador João Corujinha e o vereador Geraldo Amorim, que hoje fazem parte da Mesa Diretora, de forma consensual entre os vereadores, foram substituídos na chapa.

“Entre o consenso dos vereadores, surgiram dois nomes ou partidos para compor essa nova Mesa Diretora, Hervázio Bezerra para representar o PSDB, e Raíssa Lacerda para representar o grupo formado por outros partidos, inclusive o PSDC, junto com o DEM”, disse. Dentro dessa unidade declarada pelo vereador Benilton Lucena, ele destacou a possibilidade da construção de um novo prédio para a Câmara de João Pessoa e a melhoria no atendimento do Legislativo municipal à população da capital.

Bayeux – A eleição antecipada na Câmara Municipal de Bayeux para escolha da mesa diretora para o biênio 2010-2012 será realizada hoje, a partir das 10h. Assim como ocorreu no Legislativo da capital, os vereadores também aprovaram no início da semana passada a antecipação da eleição que deveria ocorrer em dezembro de 2010. 

Duas chapas se inscreveram na disputa pela Mesa Diretora – uma da base aliada ao atual presidente da Casa, vereador Misael Martinho, o "Fofinho", (DEM) – alvo de várias denúncias de irregularidades – e outra de oposição. Nas duas chapas há vereadores aliados ao prefeito Jota Júnior (PMDB).

A chapa da situação tem como candidato a presidente Severino Ramos (PMDB); para vice-presidente "Fofinho" (DEM), como 1º secretário, Magno Gonçalo e como 2º secretário Nino do PT. Já a de oposição tem concorrendo a presidente Roni Alencar (PMN), vice-presidente Cariolano Felix (PSDB), como 1º secretário Maria das Neves (PMDB) e como 2º secretário Célia Domiciano (DEM). 

Bayeux possui dez vereadores, e apenas José Eraldo, o Lico, do PSB e Gerônimo Gomes (PPS), o Gegê, não estão na disputa pela mesa diretora. Os votos dos dois estão sendo disputados pelas duas chapas.

A vereadora Célia Domiciano disse estar confiante na vitória com o voto de Lico e Gerônimo Gomes. “Há uma vontade de mudança do comando da Casa, mas eleição de Câmara é sempre uma  "caixinha de surpresa”, avalia.

Jornal da Paraíba

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.