Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Em carta, APCA chama atenção de instituições e governos para a educação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA) divulgou nesta sexta-feira (27) a “Carta Referencial” sobre a passagem do Dia Mundial da Educação. A carta foi elaborada na última quarta-feira (25), durante mesa-redonda promovida pela APCA em João Pessoa, com a participação de seus membros, que teve como tema a educação.

O evento fez parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Educação, comemorado neste sábado, 28 de abril.

“A Carta manifesta a preocupação da Academia Paraibana de Ciência da Administração para com a Educação no Brasil, chamando a atenção não só das instituições específicas desse setor, mas especialmente dos governos, em todas as suas esferas, tanto no campo executivo quanto no campo legislativo, a fim de que suas bandeiras, nesse sentido, não sejam apenas discursos e sim ações efetivas caracterizadoras de que estamos conscientes, propugnando e agindo para que a Educação seja mesmo acessível a todos os brasileiros, indistintamente, portanto às crianças, aos jovens e adultos. E que sejamos, como país, estados e municípios, capazes de oferecer “uma educação que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem e que inclua aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser, para melhorar tantas vidas e transformar a sociedade”, como propugnado já em 28 de abril do ano 2000, em Dakar, no Forum Mundial de Educação”, diz o documento.

Leia a íntegra da carta:

A Carta

Reunidos na quarta feira recente, 25 de abril, os membros da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), face a passagem do 28 de abril, Dia Mundial da Educação, aprovaram a emissão da presente Carta Referencial, isto após auscultar as manifestações, a respeito, de cada um de seus acadêmicos, bem assim de dois outros administradores especialmente convidados, senhores Leonardo Gadelha e Paulo Eduardo Carlos, ambos com vivência educacional no exterior.

A respectiva reunião foi iniciada com as exposições dos acadêmicos César Emanoel Barbosa Lima, Jimmy de Almeida Léllis e Lúcio Mariano Albuquerque Melo, seguidas de leitura da mensagem enviada pelo acadêmico José Anchieta Bernardino Gomes Filho, que não pode pessoalmente participar. E depois aconteceram as manifestações dos acadêmicos Edmilson Azevedo Lima e Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa, seguidos das considerações feitas pelos administradores especialmente convidados e já nomeados.

Antes do encerramento desta reunião da APCA, o presidente Mário de Almeida Tourinho designou os acadêmicos Márcio Reinaldo de Lucena Ferreira, Maria da Conceição Monteiro Cavalcanti e Rosa de Fátima Gondim Nascimento para comporem a comissão responsável pela elaboração da presente Carta Referencial. E esta Carta, de forma suscinta, manifesta a preocupação da Academia Paraibana de Ciência da Administração para com a Educação no Brasil, chamando a atenção não só das instituições específicas desse setor, mas especialmente dos governos, em todas as suas esferas, tanto no campo executivo quanto no campo legislativo, a fim de que suas bandeiras, nesse sentido, não sejam apenas discursos e sim ações efetivas caracterizadoras de que estamos conscientes, propugnando e agindo para que a Educação seja mesmo acessível a todos os brasileiros, indistintamente, portanto às crianças, aos jovens e adultos. E que sejamos, como país, estados e municípios, capazes de oferecer “uma educação que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem e que inclua aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser, para melhorar tantas vidas e transformar a sociedade”, como propugnado já em 28 de abril do ano 2000, em Dakar, no Forum Mundial de Educação.

João Pessoa/PB, abril de 2018.

APCA – Academia Paraibana de Ciência da Administração.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais