Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Elizabeth Teixeira e Elisa Mineiros participam de debate do PSB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Na manhã de hoje, a Secretaria Estadual de Mulheres do PSB realizou no Hotel Ouro Branco o debate: "Igualdade, Representação e Políticas Públicas – Mulheres na Política e no Poder". O evento foi motivado pela celebração do Dia Internacional da Mulher e pelos 80 anos da conquista do direito ao voto feminino no Brasil, ambos comemorados neste mês de março.
 
Duas participações especiais deram início ao evento, de modo informal. Primeiro, a viúva do líder camponês João Pedro Teixeira, Elizabeth Teixeira, de 88 anos, fez um depoimento sobre a história de lutas dos trabalhadores do campo na Paraíba, destacando a luta pela Reforma Agrária. Logo em seguida falou Elisa Mineiros, assistente social e professora, que também teve uma longa trajetória de lutas no interior do Estado, sobretudo em Monteiro, sua cidade natal.
 
A mesa de abertura do debate foi composta por Valquíria Alencar, secretária Estadual de Mulheres do PSB; Mãe Renilda, secretária Municipal de Mulheres do PSB; Ivanilda Gentle, integrante da Secretaria Nacional de Negritude do PSB; Gilberta Soares, secretária de Políticas Públicas para a Mulher da Paraíba; Sandra Marrocos, vereadora de João Pessoa pelo PSB; e Laura Farias, superintendente da Emlur.
 
A segunda mesa foi composta por Estelizabel Bezerra, pré-candidata do PSB à Prefeitura de João Pessoa; e Cristina Buarque, Secretária Estadual da Mulher do Governo de Pernambuco. As socialistas do PSB e suas convidadas dialogaram sobre diversos aspectos da temática feminista, com destaque para a presença das mulheres na política.
 
Nos últimos 30 anos no Brasil saímos de uma situação de preconceito contra as feministas para uma importante mudança de opinião da sociedade e ocupação de espaços pelas mulheres na política e nas instâncias de poder, afirmou a secretária Cristina Buarque. Ainda comentou sobre os avanços das políticas públicas e na organização das mulheres no Estado de Pernambuco, também administrado pelo PSB. 
 
Já Estelizabel Bezerra destacou a maior capacidade de diálogo das mulheres e o surgimento de políticas públicas específicas para o segmento feminino em João Pessoa, a partir da gestão socialista. “Desejo muito que a cidade me conceda esta oportunidade, esta honra de ser a primeira mulher a governá-la. Temos uma importante contribuição a dar”, disse.
 
Na parte final do evento houve tempo para considerações da platéia, formada por muitas socialistas, feministas, pré-candidatas a prefeita e vereadora, além de filiados e dirigentes do PSB. Também foi apresentada uma moção de repúdio ao crime bárbaro contra mulheres, ocorrido recentemente na cidade de Queimadas-PB.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais