Eliminação do tumor só será confirmada em 4 semanas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ex-presidente Luiz inácio Lula da Silva foi submetido neste sábado (11) a uma tomografia com o objetivo de afastar o diagnóstico de uma possível infecção nos pulmões, após ter sido internado com queixa de perda de apetite e fadiga. O exame não mostrou a presença de câncer na região da laringe.

 
No entanto, de acordo com o oncologista Paulo Hoff, membro da equipe que trata Lula, a não detecção do tumor nas imagens fornecidas pelo exame não significa que ele foi eliminado.
 
Lula chegou ao Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, na tarde de sábado. A avaliação da equipe médica, afirma o boletim divulgado pela instituição, constatou inflamação nas mucosas da laringe e do esôfago, decorrente do tratamento radioterápico, e decidiu pela internação do ex-presidente.
 
Já internado, Lula foi submetido a uma tomografia. O exame afastou a possibilidade de infecção nos pulmões e também acabou mostrando a ausência do tumor na região da laringe. Para Hoff, as expectativas são boas, mas ainda não é possível afirmar que o câncer foi eliminado.
 
O especialista falou neste sábado (12) à reportagem do iG e esclareceu que a tomografia, apesar de fornecer informações importantes sobre a saúde do ex-presidente, não é o exame que vai determinar se o tratamento conseguiu a destruição total do tumor.
 
“A equipe médica espera não encontrar tumor na região, estamos torcendo para isso, mas sempre existe a chance da inflamação estar mascarando algum resquício do tumor. O exame que vai mostrar se ele desapareceu mesmo se chama laringoscopia. E isso não será feito antes de quatro semanas,” afirmou o especialista.
 
Hoff explicou que antes de fazer a laringoscopia, é preciso que a inflamação nas mucosas da laringe e do esôfago ceda. Só assim será possível examinar a região e constatar a ausência do tumor.
 
A laringoscopia é o exame da garganta e da laringe, feito com um aparelho chamado laringoscópio – um tubo flexível introduzido na narina que permite ao médico enxergar em detalhes a região analisada.
 
Neste domingo, o ex-presidente segue internado, clinicamente bem e realizando tratamento fonoaudiológico, fisioterápico, hidratação endovenosa e assistência nutricional, alimentando-se por via oral. Conforme boletim médico, Lula deverá retomar o tratamento radioterápico nesta segunda-feira, como planejado.
 

Último Segundo
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

PT reúne forças políticas hoje para debater 2º turno; Presidente municipal defende apoio a Cícero

Anteriores

Temporal deixa três mortos no interior de São Paulo

Marcelo Queiroga e Sérgio Queiroz realizam caminhada no Bairro das Indústrias neste sábado

Prefeitura e construtora acertam retomada imediata da obra do Cine Capitólio

Paraíba faz história com vitória épica no Campeonato Brasileiro de Basquete SUB16

TRE-PB determina que secretária de primeira-dama de João Pessoa volte a usar tornozeleira eletrônica

Agir reforça apoio à reeleição de Cícero Lucena e Leo Bezerra no segundo turno

Nove candidatos pela oposição confirmam apoio a Bruno Cunha Lima no segundo turno

Mercado imobiliário em transformação: o que revela pesquisa do Cofeci-Creci sobre perfil dos corretores de imóveis

Para presidente do Cofeci, ideia de imposto único de 4% sobre o ganho de capital é ilusória

Cabedelo homenageia campinenses residentes na cidade com entrega de monumento em Ponta de Campina