Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

El Salvador usará modelo produtivo do artesanato paraibano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Representantes do governo de El Salvador, país localizado na América Central, estarão nesta quinta-feira, 14, e sexta-feira, 15, na Paraíba. A comitiva virá ao Estado com o intuito de conhecer a organização produtiva, a forma de gestão, os produtos e como ocorre a comercialização do artesanato paraibano, além do desenvolvimento das políticas públicas para o setor. O grupo de artesãs do município de Alagoa Nova, o Dois Pontos, foi o escolhido por desenvolver trabalhos em bordado semelhante à técnica utilizada em El Salvador.

Ainda na quinta, a missão salvadorenha, que pode contar com a presença da primeira dama do país, após passar pelo município, será recebida pela primeira dama do Estado, Pâmela Bório, na Granja do Governador, em um almoço. No encontro o Sebrae Paraíba, o Projeto Talentos do Brasil, qual a unidade produtiva Dois Pontos é associada, e as artesãs integrantes apresentarão o modelo desenvolvidos por elas. A comitiva passa também, por volta das 15h, na Casa do Artista Popular, em João Pessoa.

“A ideia é conhecer a experiência desenvolvida aqui na Paraíba e destacar os pontos que estão de acordo com a realidade salvadorenha fazendo um verdadeiro intercâmbio”, comentou Verônica Ribeiro, gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae Paraíba.

O grupo de El Salvador já está na Bahia, em Salvador, onde participa hoje, 11, até quarta-feira, 13, do ‘Encontro Nacional do Talentos do Brasil – Moda, Capacitação e Mercado’. O encontro é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Sebrae Nacional e tem como objetivo o nivelamento entre as cooperativas de artesanato de todo o país e a Cooperativa Central que integra o projeto, técnicos e coordenadores das duas instituições que atuam nos estados.

A aproximação de El Salvador com o Brasil, através do Talentos do Brasil Rural gerou a assinatura de um acordo de cooperação, em agosto de 2010. As ações iniciaram em outubro do mesmo ano com uma visita de diagnóstico na capital salvadorenha, San Salvador. A segunda etapa dá-se justamente durante o Encontro Nacional do Talentos do Brasil, com a troca de experiências e apresentação da metodologia do projeto, que se baseia na organização produtiva, gestão, produto e mercado. A integração culmina na visita à Paraíba.

Escolhidas

Pertencente ao Projeto Talentos do Brasil, o Dois Pontos, na Paraíba, integra cerca de 50 artesãs dos municípios de Alagoa Nova, Ingá, Riachão do Bacamarte, Serra Redonda e Juarez Távora. O grupo trabalha com bordados e labirinto produzindo peças de vestuários, assim como decorativas, inspiradas nas fachadas da arquitetura popular da Região e em ícones do Agreste e Brejo, como bichos e a flora local.

Conhecido internacionalmente, o estilista mineiro Ronaldo Fraga já elaborou duas coleções com as bordadeiras da cooperativa. Umas das coleções, a ‘Pra Voar’, teve como tema os pássaros do agreste, estampados em bordados coloridos, contando com a criação de vinte peças entre blusas, vestidos, saias, batas, camisetas masculinas, colares e peças de cama, mesa e banho. Na oportunidade o estilista fez questão de registrar a admiração pelo talento das bordadeiras e labirinteiras da Paraíba.

Talentos do Brasil

Atualmente, o Talentos do Brasil une cerca de duas mil artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados brasileiros. Organizados em 19 cooperativas formam, juntas, a Cooperativa Nacional Marca Única – Cooperunica, com um portifólio de mais de 1.500 produtos. Desenvolvido pelo MDA e Sebrae, o Talentos do Brasil conta com as parcerias do Programa Texbrasil (ABIT e APEXbrasil) e com o apoio da Cooperação GIZ e do Ministério do Turismo (MTur).

Lã de carneiro, crina de cavalo, cipó, tururi de muaná, couro de peixe, além dos tradicionais bordados e crochês de Minas Gerais e do Piauí são algumas das matérias-primas que, nas mãos habilidosas dessas mulheres, se transformam em peças que vão do vestuário como blusas, saias, vestidos e batas aos acessórios como bolsas, chapéus, echarpes e bijuterias, entre outros.

Estilistas e designers reconhecidos nacional e internacionalmente também integram o Programa. A Coordenação de Produtos é realizada pelos estilistas Tereza Santos e Gustavo Grecco. Eles compartilham os saberes e sua experiência junto às artesãs, adequando os produtos às exigências do mercado nas oficinas promovidas pelo projeto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

sergiolive

Queiroz prolonga mistério sobre postura do NOVO, mas elogia Bolsonaro: “Fui muito honrado”

autozelia (1)

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

optuismo (1)

Operação integrada combate transporte turístico irregular na Paraíba

Nilvan hoje 10

Pesquisa mostra liderança de Nilvan Ferreira em Santa Rita

joaonorqadio

Paraíba terá concurso para policial penal e edital sai ainda este ano

Sérgio Queiroz, hoje

Sérgio Queiroz promete se pronunciar hoje sobre “acontecimentos” da visita de Bolsonaro

Mayara Rocha, paraibana

Mayara Rocha é bicampeã do Brasileiro de Powerlifting Equipado e quebra recordes

Viatura da PM de Tocantins

Policial militar paraibano é baleado em bar em Palmas e outro PM suspeito de atirar se entrega

Energisa PB

Energisa tem mais de 40 vagas de emprego abertas na Paraíba

Dinheiro no caixa

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril