Efraim homenageia aniversário de João Pessoa

O senador Efraim Morais (DEM-PB), falando pela ordem, na tarde de ontem, homenageou os 424 anos de fundação da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Fundada em 5 de agosto de 1585, pelo capitão João Tavares, a cidade foi batizada inicialmente com o nome de Felipéia de Nossa Senhora das Neves. Recebeu o nome de Frederica, quando tomada pelos holandeses; e Parayba, depois que esses foram expulsos.

Efraim Morais lembrou que a cidade ganhou o nome de João Pessoa em homenagem ao candidato a vice-presidente da República, na chapa da Getúlio Vargas, assassinado em 1930. A comoção popular causada por sua morte teria sido o estopim para a Revolução de 30.

O senador pela Paraíba ressaltou que João Pessoa causa orgulho por suas belezas naturais, com 25 quilômetros de praia; por ser a segunda cidade mais verde do planeta; pela tranquilidade e hospitalidade de seu povo; pela Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas, entre outras razões. Efraim Morais citou ainda importantes personagens da cultura e da história do país que nasceram naquela cidade, como Napoleão Laureano, Anayde Beiriz, Violeta Formiga, Caixa D´Água e Lucio Lins.

– As belezas de minha terra e a qualidade de minha gente ensejam-me dizer palavras de exaltação, de contentamento e de gratidão pela generosidade de Deus em me fazer nascer numa cidade tão especial – disse Efraim Morais.

Agência Senado

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.