Efraim Filho cobra urgência para aprovação da PEC dos Agentes de Saúde

O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), membro da Comissão que analisa a PEC 391/2009 que estabelece, em todo País, plano de carreira e piso salarial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), voltou a defender em entrevista na manhã de hoje a aprovação da matéria em caráter de urgência.

Efraim Filho vêm defendendo a aprovação da matéria nas audiências públicas realizadas pela comissão especial que analisa a proposta.  Para ele,  o trabalho dos agentes é como o dos políticos. "Eles também precisam estar presentes no dia-a-dia das pessoas. São procurados para resolver os mais diversos problemas e, muitas vezes, ainda precisam ouvir dúvidas e queixas de áreas completamente diferentes daquelas em que trabalham", comparou.
 

De acordo com Efraim Filho com a aprovação e regulamentação da PEC o Piso Salarial dos ACS e ACE será de R$ 930,00.

"Aprovar a PEC 391/09, é investir na prevenção, é investir em políticas públicas de saúde preventiva, é evitar custos, já que tanto os Agentes Comunitários de Saúde como os Agentes de Combate às Edemias atuam na prevenção de doenças, orientando e educando a população", justificou.

A PEC está sendo analisada pela Comissão Especial na Câmara dos Deputados e seguirá para o Plenário, onde precisa ser aprovada em votação de dois turnos.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.