Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Efraim anuncia obstrução de votações até resolver questão de aposentados

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

"Ou se prioriza a tramitação e dá urgência à votação da medida provisória que trata do reajuste dos aposentados e do projeto que impede a candidatura dos ficha-sujas, ou não votamos pré-sal, pré-açúcar ou qualquer outra coisa". O alerta foi feito pelo senador Efraim Morais (DEM-PB) que, da tribuna do Plenário, anunciou que o seu partido, o Democratas, fechou questão sobre o tema.

Segundo Efraim, os senadores do DEM votaram, por unanimidade, pela obstrução aos quatro projetos do pré-sal e às duas medidas provisórias que estão trancando a pauta da Casa. O Democratas somente concordará em deliberar sobre estas matérias após a votação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 2/10, elaborado a partir da MP 475/09, que reajusta em 7,72% as aposentadorias de valor maior que um salário mínimo e acaba com o fator previdenciário  e do projeto chamado Ficha Limpa.

Efraim protestou contra a demora da Câmara dos Deputados em enviar ao Senado a MP 475/09, aprovada naquela Casa há uma semana. Presidindo a sessão, o senador Mão Santa (PMDB-PI) solicitou à secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra, que buscasse informações sobre os motivos da demora. Ela foi comunicada que a medida seria encaminhada ainda nesta terça (11) ao Senado.

Em aparte, o senador Mário Couto (PSDB-PA) confessou ter ficado muito feliz ao ouvir a posição que o Democratas assumiu de obstruir votações até que se resolva a questão dos aposentados. Na mesma linha, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou que desde a época em que era deputado federal Efraim Morais e ele defendiam a causa dos aposentados.

Violência

Outro assunto abordado pelo senador foi o crescimento da violência na Paraíba, sobretudo na capital. Ele informou que nos últimos 15 meses, na Grande João Pessoa, foram registrados 586 homicídios, 28 sequestros, 554 tentativas de homicídio e quatro latrocínios. No mesmo período, ocorreram 47 estupros, 20 atentados violentos ao pudor, 13 atos de corrupção de menores, 301 casos de tráfico de entorpecentes e 55 tentativas de estupro.

– Homicídios, assaltos, execuções, arrombamentos, sequestros, furtos e tantos outros delitos estão se repetindo como nunca se viu. Nunca se matou tanto em tão pouco tempo. Diante disso, a população está revoltada e com medo perante tanta violência – declarou Efraim.

Ao mesmo tempo em que cobrou do governo do estado a adoção de medidas para diminuir a insegurança que atingiu a Paraíba, ele elogiou a vereadora Raissa Gomes Lacerda por ter convocado sessão especial com a presença de autoridades governamentais para buscar soluções para o problema.

Agência Senado

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria