Ecos atende mais de 10 mil chamados de serviços de manutenção predial em escolas da PB

Quando a infraestrutura de uma escola não é adequada, o processo de aprendizagem dos alunos fica prejudicado. Com foco na melhor adequação do ambiente educacional, a Ecos – Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais atendeu a mais de 10 mil chamados para manutenção predial em escolas da rede estadual de ensino na Paraíba no período de agosto de 2017 a dezembro de 2019, o que corresponde a uma média de 330/mês. O trabalho permite que a comunidade escolar usufrua de um espaço em condições operacionais ideais, organizado, limpo e seguro, contribuindo também para um melhor desenvolvimento das potencialidades dos estudantes.

Entre 2017 e 2019, o Departamento de Manutenção da Ecos executou 10.321 serviços referentes à manutenção corretiva predial em escolas atendidas pela Organização Social (OS) na Paraíba, por meio de gestão pactuada com o Governo do Estado. O montante de chamados solucionados contempla ações em todas as 318 unidades escolares, do Litoral ao Sertão, acompanhadas pela entidade.

A manutenção corretiva predial efetuada pela Ecos ocorre sempre que há solicitação das unidades escolares, seguindo a programação das Aberturas de Chamado. Já a manutenção preventiva é realizada conforme o Mapa de Programação Anual, estabelecido por um planejamento prévio. Após cada chamado, o prazo para que a OS solucione a demanda é de até 18 dias úteis.

TIPOS DE SERVIÇOS

Dentre os serviços sob a responsabilidade da Ecos, estão os relacionados a marcenaria, serralharia, capinagem, pintura, reparo de telhado e calhas, manutenção dos componentes do Sistema de Controle de Pânico e Combate a Incêndio, de bombas de água potável e de rede elétrica, além da melhoria da rede de esgoto. Em relação à limpeza pesada, dados do Departamento de Qualidade registram 579 demandas atendidas. Já os serviços de controle de pragas e/ou limpeza de reservatórios nas unidades escolares somaram 582 intervenções.

“Nosso trabalho implica a manutenção preventiva e corretiva dos bens, equipamentos, móveis e instalações físicas da unidade escolar, incluindo as áreas interna e externa do prédio, com pintura, reposição de vidros, telhado e pisos, além de projetos complementares elétrico, hidráulico e de controle de pânico e combate a incêndio, para melhor atender a comunidade escolar”, explica Sidnei Effgen, gestor da Manutenção na Ecos. O corpo operacional da OS também realiza inspeções aleatórias e rotineiras nas escolas para conferir o desenvolvimento dos serviços.

Os 10.321 serviços de manutenção predial executados até agora pela Ecos correspondem a 78% do total de chamados recebidos. O restante (22% das demandas) ainda não foi realizado devido a questões envolvendo compra de material (ou levantamento de material in loco) e mesmo preparação de documentação específica.

TRANSFORMAÇÃO NAS ESCOLAS

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benedita Targino Maranhão, localizada em João Pessoa, é um exemplo da transformação que a Ecos proporciona nas unidades escolares. Em 2018, a instituição educacional passou por uma grande modificação em sua estrutura física. Como resultado, os alunos receberam laboratórios de informática e de ciência, refeitório e auditório novos.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, em Sousa, além dos serviços nos laboratórios, refeitório e auditório, também foi realizada uma importante intervenção na quadra poliesportiva, permitindo que os estudantes voltassem a praticar atividades desportivas de forma segura.

Saiba mais  A Ecos – Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica. A organização social foi criada em 1997 a partir da união de profissionais de diversos segmentos da sociedade. Desde 2017, a Ecos desenvolve importantes ações na rede estadual de ensino da Paraíba por meio de gestão pactuada, contribuindo para o aperfeiçoamento da estrutura escolar e pedagógica das 318 unidades assistidas (inclusive em aldeias indígenas), localizadas no Litoral, Agreste e Sertão.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.