Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Economista paraibano Jurandir dos Santos Lima lança livro neste sábado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O economista paraibano Jurandir dos Santos Lima lança neste sábado, 15, às 10 horas, na Livraria do Luiz, em João Pessoa, seu livro “Região Metropolitana de João Pessoa-PB: mudanças nos setores econômicos e no emprego”. O trabalho é voltado para profissionais e estudantes da ciência econômica, da geografia e da sociologia, bem como os de áreas afins.

O autor é mestre em Geografia e especialista em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Geografia e Gestão Territorial pela UFPB (1998), além de bacharel em Ciências Econômicas também pela UFPB, além de ter sido subcoordenador no Projeto Interdisciplinar de Extensão Universitária, pelo Departamento de Administração na UFPB, denominado “Gestão Ambiental: fatores ecológicos determinantes na qualidade de vida da Comunidade Tito Silva, em João Pessoa/PB”, no período 2001 – 2002 e membro da equipe de elaboração e execução do projeto “Potencial Produtivo na Paraíba: Perspectiva de Emprego e Inclusão Social”, de 2003 a 2005, pela UFPB/Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Programa Primeiros Projetos. Na atualidade, é ocupante do cargo de Economista, Campus I de João Pessoa, no Departamento de Geociências, CCEN/UFPB.

A obra estrutura-se nesta primeira edição, por meio de uma introdução, sequenciada pelos capítulos um, dois e três e pelas considerações finais.

O primeiro capítulo assinala breves notas referentes às origens do capitalismo, além de um registro sobre as economias coloniais na América Latina e a sua transição, para o modo de produção das economias exportadoras, com o surgimento do trabalho assalariado e a sua inserção no capitalismo industrial global.

O segundo capítulo aborda as transformações na estrutura produtiva da unidade metropolitana considerada, enfatizando as respectivas participações dos setores econômicos, no valor do seu PIB total, assim como as formas de produção e organização do trabalho, nos sistemas taylorista, fordista e na produção flexível; no processo de reestruturação do capital. Ainda são analisadas as características do mercado de trabalho, da população ocupada e a redistribuição dos rendimentos do trabalho.

O terceiro capítulo discorre sobre a configuração do emprego formal ou organizado,na região metropolitana de João Pessoa-PB,com o foco nas mudanças ocorridas em fases distintas, no período em tela. Iniciam-se as análises, entre os anos selecionados de 2000 e 2010. Em seguida, consideram-se os destaques para os anos de 2003, 2007 e 2010. No ápice do processo, assinalam-se as mudanças no emprego formal, ocorridas ano a ano, para o universo temporal com início em 2003 e término em 2010.

Nas considerações finais, destaca-se que os indicadores de atividade analisados nos mercados de trabalho do Brasil, do Nordeste, da Paraíba e da região metropolitana de João Pessoa-PB, apresentam sinalizações importantes, para uma dinâmica positiva em sua configuração, revelando o crescimento nas taxas de atividade e de ocupação, naqueles distintos espaços geográficos. Percebe-se com essa situação, a melhora no emprego organizado. No sentido inverso, a diminuição encontrada para a taxa de desocupação, significa a mesma coisa. Ou seja, a melhora no emprego, tendo em vista o aspecto analítico, para o crescimento da população ocupada.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PM, 6acipm

PM frustra novos crimes em Cabedelo, prende três e apreende armas

Vacina contra dengue e gripe

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção contra dengue

Dinheiro e calculadora

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Padre Egídio preso

Gaeco dá parecer favorável à prisão domiciliar de Padre Egídio

Pleno do TJPB 2024

Pleno do TJPB nega recurso e mantém decisões da Operação Festa no Terreiro

renancrea1

Inovação: Crea-PB lança Hackaton com R$ 5 mil em premiações

51870483223-d4a44c029e-h-1536x1024 (1)

CCJ do Senado aprova PEC dos quinquênios

chatgpt

Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores

basedosamu

Assinada Ordem de Serviço para a construção de Base Descentralizada do Samu em Cabedelo

image

Lei de Lagoa Seca que proibia taxa de religação de luz e água é inconstitucional