Economista paraibano Jurandir dos Santos Lima lança livro neste sábado

O economista paraibano Jurandir dos Santos Lima lança neste sábado, 15, às 10 horas, na Livraria do Luiz, em João Pessoa, seu livro “Região Metropolitana de João Pessoa-PB: mudanças nos setores econômicos e no emprego”. O trabalho é voltado para profissionais e estudantes da ciência econômica, da geografia e da sociologia, bem como os de áreas afins.

O autor é mestre em Geografia e especialista em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Geografia e Gestão Territorial pela UFPB (1998), além de bacharel em Ciências Econômicas também pela UFPB, além de ter sido subcoordenador no Projeto Interdisciplinar de Extensão Universitária, pelo Departamento de Administração na UFPB, denominado “Gestão Ambiental: fatores ecológicos determinantes na qualidade de vida da Comunidade Tito Silva, em João Pessoa/PB”, no período 2001 – 2002 e membro da equipe de elaboração e execução do projeto “Potencial Produtivo na Paraíba: Perspectiva de Emprego e Inclusão Social”, de 2003 a 2005, pela UFPB/Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Programa Primeiros Projetos. Na atualidade, é ocupante do cargo de Economista, Campus I de João Pessoa, no Departamento de Geociências, CCEN/UFPB.

A obra estrutura-se nesta primeira edição, por meio de uma introdução, sequenciada pelos capítulos um, dois e três e pelas considerações finais.

O primeiro capítulo assinala breves notas referentes às origens do capitalismo, além de um registro sobre as economias coloniais na América Latina e a sua transição, para o modo de produção das economias exportadoras, com o surgimento do trabalho assalariado e a sua inserção no capitalismo industrial global.

O segundo capítulo aborda as transformações na estrutura produtiva da unidade metropolitana considerada, enfatizando as respectivas participações dos setores econômicos, no valor do seu PIB total, assim como as formas de produção e organização do trabalho, nos sistemas taylorista, fordista e na produção flexível; no processo de reestruturação do capital. Ainda são analisadas as características do mercado de trabalho, da população ocupada e a redistribuição dos rendimentos do trabalho.

O terceiro capítulo discorre sobre a configuração do emprego formal ou organizado,na região metropolitana de João Pessoa-PB,com o foco nas mudanças ocorridas em fases distintas, no período em tela. Iniciam-se as análises, entre os anos selecionados de 2000 e 2010. Em seguida, consideram-se os destaques para os anos de 2003, 2007 e 2010. No ápice do processo, assinalam-se as mudanças no emprego formal, ocorridas ano a ano, para o universo temporal com início em 2003 e término em 2010.

Nas considerações finais, destaca-se que os indicadores de atividade analisados nos mercados de trabalho do Brasil, do Nordeste, da Paraíba e da região metropolitana de João Pessoa-PB, apresentam sinalizações importantes, para uma dinâmica positiva em sua configuração, revelando o crescimento nas taxas de atividade e de ocupação, naqueles distintos espaços geográficos. Percebe-se com essa situação, a melhora no emprego organizado. No sentido inverso, a diminuição encontrada para a taxa de desocupação, significa a mesma coisa. Ou seja, a melhora no emprego, tendo em vista o aspecto analítico, para o crescimento da população ocupada.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.