Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Durval Ferreira nega manobra para reeleição indefinida na Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira, negou hoje que a PEC à Lei Orgânica tenha o propósito de mantê-lo indefinidamente no cargo. O texto permite a reeleição pela segunda vez consecutiva para a mesa diretora, mas foi classificado pelo vereador como motivado pela necessidade de corrigir um equívoco do texto.

Uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município (PE-LOM), que se encontra em tramitação na Câmara Municipal de João Pessoa, tem como objetivo corrigir uma distorção existente na LOM. “A emenda vai harmonizar o que diz a Lei Orgânica sobre as eleições da mesa diretora”, explica o vereador Bruno Farias (PPS).
 
“Estamos trabalhando para aprimorar a nossa legislação. Afinal, através dessa emenda à Lei Orgânica, a Câmara está, a um só passo, eliminando uma antinomia e preservando a harmonia jurídica e a completude do Direito”, afirma Bruno, explicando que antinomia significa conflito entre normas legais dentro de um mesmo ordenamento.
 
Na verdade, esse conflito de normas encontra-se entre o parágrafo 2º do artigo 10 e o parágrafo 4º do artigo 25 da Lei Orgânica do Município. O primeiro dispositivo citado permite a reeleição da mesa diretora, já o segundo diz exatamente o contrário, ou seja: veda a reeleição.
 
Com a proposta de emenda, esses dois artigos deixarão de ser conflitantes, com a revogação do parágrafo 2º do artigo 10 e uma nova redação ao parágrafo 4º do artigo 25, que ficará assim: “A Câmara Municipal reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de janeiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição da mesa, para mandato de dois anos, permitida a sua reeleição, no todo ou em parte”.
 
Para que uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município (PE-LOM) seja apresentada na Câmara pesseonse, são necessárias as assinaturas de 1/3 dos parlamentares, o equivalente a sete vereadores. E para a aprovação, são necessários, no mínimo, 14 vereadores, uma maioria qualificada de 2/3. “É uma ação extremamente democrática”, destaca Benílton Lucena (PT).
 
O vereador Mangueira (PMDB) lembra que o Regimento Interno (RI) da Câmara de João Pessoa já prevê em seu artigo 13 a composição, eleição e reeleição da mesa diretora da Casa. Diz o artigo: “A mesa é o órgão de direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara, sendo composta por um presidente, primeiro e segundo-vice-presidentes e primeiro, segundo e terceiro-secretários, com mandato de dois anos, admitindo-se a reeleição”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa