Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dono do Bar do Cuscuz será homenageado pelo Senado por indicação de Veneziano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O empresário paraibano Jocélio Costa Barbosa, proprietário do ‘Bar do Cuscuz’, será homenageado pelo Senado Federal com o diploma José Ermírio de Moraes. A entrega da honraria ocorrerá em Sessão Especial do Senado, a ser realizada no início do mês de julho, em data ainda a ser definida pela Mesa Diretora da Casa.

O nome de Jocélio foi aprovado em votação ocorrida esta semana. Ele foi indicado pelo Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), considerando o histórico da empresa ‘Bar do Cuscuz’ e a sua contribuição para o desenvolvimento econômico e turístico de Campina Grande e da Paraíba, com repercussão nacional.

Ao defender o nome de Jocélio, Veneziano falou sobre o histórico do Bar do Cuscuz, uma empresa que nasceu com caráter familiar, mas que, ao longo dos anos, cresceu e passou a gerar emprego e desenvolvimento econômico e turístico, inicialmente para Campina Grande, depois para João Pessoa e agora, numa terceira fase, para todo o Brasil, já que a empresa está em vias de abrir unidades em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal.

“Jocélio Costa é proprietário do famoso ‘Bar do Cuscuz’, maior empresa do ramo alimentício e referencial turístico e econômico da Paraíba, com unidades em João Pessoa e Campina Grande. Com início de forma familiar em 1973, e mesmo sendo o maior do ramo no Estado da Paraíba, ainda encontra-se em plena expansão. Já há, por exemplo, a previsão de abertura de novos restaurantes em 10 Estados e no Distrito Federal, o que comprova o esforço e a vocação de Jocélio em contribuir com a geração de empregos, o aquecimento da economia e o progresso do país, mesmo diante das notórias adversidades do mercado, a alta carga tributária suportada pelo setor e demais crises ocorridas nesse período, sem qualquer ajuda governamental”, destacou Veneziano, em sua defesa.

Este ano, além de Jocélio, receberão o Diploma os empresários Carlos Fernando de Carvalho, fundador da Carvalho Hosken S.A., do Rio de Janeiro; Benjamin Steinbruch, fundador do Banco Fibra, a Equity Brasil e o Grupo Vicunha; Genésio Moisés Spillere, empresário catarinense do setor metal-mecânico, com atuação social; João Gonçalves Filho, que atua no ramo supermercados e frigoríficos em Rondônia; Josué Christiano Gomes da Silva, presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas – COTEMINAS; e Saejoo Chang, CEO da Dongkuk Steel Group, maior compradora mundial de placas de aço e acionista com expressiva participação na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Sobre o Diploma – O Diploma José Ermírio de Moraes foi instituído em 2010. Trata-se de uma homenagem concedida pelo Senado Federal, anualmente, a empresários ou empresas que tenham prestado relevante contribuição ao crescimento e desenvolvimento econômico e social do país.

O empresário José Ermírio de Morais, que leva o nome do diploma, é pai do também empresário Antônio Ermírio de Morais e avô de Carlos Antonio de Moraes, ambos do Grupo Votorantim. José Ermírio nasceu em Nazaré da Mata (PE), no dia 21 de janeiro de 1900, e faleceu em São Paulo, em 9 de agosto de 1973.

Filho de donos de engenho no Nordeste, José Ermírio formou-se em engenharia nos Estados Unidos. Voltando ao Brasil, foi trabalhar no maior complexo industrial de tecelagem do país, localizado em Sorocaba (SP) – a Sociedade Anônima Fábrica Votorantim -, do industrial português Antônio Pereira Ignácio.

Posteriormente, José Ermírio casou-se com a filha de Ignácio, Helena, e, sob sua administração, o negócio cresceu e se diversificou, tornando-se o atual Grupo Votorantim, que atua nas áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços longos, filmes de polipropileno, especialidades químicas e suco de laranja. Já como um dos maiores empresários do país, elegeu-se senador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), cargo que exerceu de 1963 a 1971.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

camaradiasdavila

Vereadores de município baiano aprovam reajuste de R$ 0,46 para professores

chuvasjp (2)

João Pessoa tem média de 29 mm de chuvas em 24 horas, mas sem ocorrências graves

alpbabre (1)

ALPB garante acompanhantes para mulheres em procedimentos médicos com sedação

odonecico

Sancionada Lei que proíbe fogos de artifício com estampido em João Pessoa

1713220734661dac7e30ef1_1713220734_3x2_lg

Unimed manda cancelar plano de saúde de idosa de 102 anos

alph-ufpb (1)

Caso Alph: Ex-namorada é julgada pela morte de estudante da UFPB

Unimed JP 1

Unimed JP abre seleção para médicos atuarem em unidade de serviço domiciliar

Gervásio Maia, deputadoo

Projeto de Gervásio quer garantir fornecimento gratuito de repelentes para inscritos no CadÚnico

Vitor Hugo e Wallber Virgolino

Vitor Hugo diz que se Wallber entrar em bairro de Cabedelo será metralhado; deputado reage

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio tem ‘boa evolução’ em quadro de saúde, mas permanece na UTI