Dois postos de saúde no RS irão reaplicar vacina contra H1N1

Dois postos de saúde do Rio Grande do Sul –um em Porto Alegre e outro em Santa Maria– terão de reaplicar as vacinas contra a gripe A, conhecida como gripe suína.

Em Porto Alegre, no posto de saúde de Santa Cecília, durante todo o dia 22 e na manhã de 23 de março, e em uma unidade não revelada de Santa Maria (301 km da capital), em 24 de abril, foram aplicadas doses incompletas para a imunização contra o vírus H1N1.

A população que foi vacinada nessas datas deverá comparecer aos postos para receber orientações e novas doses da vacina.

Em Santa Maria, o erro aconteceu na preparação do medicamento. A equipe responsável pela manipulação da vacina não misturou os dois componentes (antígeno e adjuvante) antes da aplicação.

O setor de imunizações da Secretaria de Saúde diz em nota que o erro foi "pontual" e que "não confere riscos à saúde da população". Em Porto Alegre, a Secretaria de Saúde não informou o que aconteceu.

Até o dia 30 de abril, o Rio Grande do Sul já havia imunizado 2,5 milhões de pessoas contra a gripe A, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

 

Folha Online

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.