Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dois adolescentes são monitorados e cinco casos suspeitos de gripe A

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que subiu de três para cinco o número de casos suspeitos de gripe A (H1N1) na Paraíba. Dois adolescentes de 15 e 16 anos, moradores de João Pessoa, que retornaram esta semana de países de risco de contaminação pelo vírus H1N1, apresentaram febre e tosse e estão sendo monitorados. Eles permanecem em isolamento domiciliar, apesar ter sido recomendada a internação de um deles. Vinte e sete pessoas que tiveram contatos próximos com as cinco pessoas suspeitas de contaminação pelo o novo vírus também estão sendo acompanhadas.

A gerente de Respostas Rápidas, Diana Pinto, explicou que o primeiro desses dois casos mais recentes é um adolescente de 15 anos que procurou o Hospital Universitário na terça-feira (30) com febre e tosse e relatou que havia retornado da Argentina um dia antes. O outro rapaz de 16 anos apresentou os mesmos sintomas e procurou o HU nesta quarta-feira, um dia depois de ter retornado do Chile.

“Recomendamos à família desse segundo caso que internasse o adolescente por precaução, porque ele está no grupo de risco, é pneumopata crônico (tem asma) e pode desenvolver complicações, se estiver mesmo com o novo vírus. Mas a família não quis, optando pelo isolamento domiciliar. Ele será medicado em casa”, afirmou Diana Pinto.

Os outros três casos que estão sendo investigados são de uma promotora, uma advogada e uma criança de 6 anos, que estão em isolamento domiciliar desde o último final de semana. O resultado das amostras de secreção desses três pacientes, que foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, estava sendo aguardado para esta quarta-feira, mas até o início da noite a SES ainda não havia recebido. “Houve um aumento de casos nas regiões Norte e Nordeste e acreditamos que o número de amostras a serem processadas esteja dificultando a análise. Mas estão dentro do prazo, que são três dias úteis”, explicou a gerente.

Desde o surgimento do novo vírus, foram notificados 14 casos suspeitos no Estado, sendo sete descartados, dois confirmados e cinco ora investigados. O isolamento hospitalar só é recomendado aos pacientes do grupo de risco de complicações e óbitos por influenza, que são crianças menores de 2 anos, adultos com mais de 60 anos, pessoas imunodeprimidas (que estão fazendo quimioterapia ou têm HIV), cardiopatas, pneumopatas e mulheres grávidas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

torneira agua cozinha FOTO Pixabay

Cagepa suspende abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

mosquito dengue FOTO Pixabay

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

renancrea111 (1)

Presidente do Crea-PB apresenta ações em 100 dias de gestão

Central de Polícia em JP

Preso em João Pessoa correspondente bancário que aplicava golpes em aposentados

cometa do diabo FOTO caio correia observatorio nacional

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

mega sena agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

alagamento chuva cbtu

Chuvas intensas atingem Grande João Pessoa; há quedas de árvores e pontos de alagamento

coronavirus covid19 mascara FOTO Pixabay

Infogripe: Fiocruz aponta aumento de casos de síndrome respiratória na Paraíba

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande