Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Doação de sangue cai 70% na Paraíba durante pandemia de coronavírus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Dados do Hemocentro mostram que as doações de sangue caíram 70% na Paraíba depois do início da pandemia causada pelo coronavírus. Para ter sangue nos hospitais e facilitar a doação, o Hemocentro disponibilizou um número de telefone para o agendamento da doação. Pelo número (83) 3133-3473 (WhatsApp), os doadores podem agendar a doação para qualquer dia e horário de funcionamento da instituição.

Autor da Lei 10.636/17, que incentiva a doação de sangue na Paraíba, tornando o mês de junho destinado a campanha que estimula o processo de doação em todo o Estado, ‘Junho Vermelho’, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou que o momento é importante para doação, principalmente pelas pessoas que já conseguiram se curar da Covid-19.

“Estamos trabalhando para estimular as pessoas a doarem sangue. O ‪Junho Vermelho é um projeto de nossa autoria criado para incentivar a doação de forma espontânea em todo o Estado. Vamos espalhar essa ideia e compartilhar com os amigos. Vamos promover uma grande corrente de solidariedade e de amor ao próximo, principalmente nesse processo de recuperação das pessoas com a Covid-19 com a utilização do plasma das pessoas já recuperadas nos tratamentos dos doentes”, destacou o deputado.

A Lei diz que a campanha de incentivo à doação de sangue será realizada por meio de ações realizadas a cada mês de junho e ficarão a cargo dos órgãos públicos estaduais e municipais, fazendo parte do calendário anual de realização da pasta. Com a lei, fica autorizada a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e as Secretarias Municipais a realizarem a cada ano a critério dos seus gestores, em cooperação com a iniciativa privada, com entidades civis e organizações profissionais e científicas, campanhas de incentivo e conscientização visando aumentar o número de doadores e os postos de coleta de sangue no Estado.

Doação – Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação e levar documento oficial com foto. Os homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses. Já as mulheres podem doar três vezes, com intervalo necessário de três meses, no mínimo.

O candidato a doador de sangue precisa ter mais de 50 Kg e não deve estar em jejum no dia da doação, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 3h antes da coleta. O adolescente, a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”