Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Divulgação internacional da cultura brasileira é objetivo dos principais projetos do país

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Ao longo dos últimos anos, o Brasil tem mostrado uma forte posição na divulgação do seu potencial, da sua cultura e também da língua portuguesa. Com projetos que vão desde a Rede de Ensino do Itamaraty até a criação de museus focados no artesanato brasileiro, a promoção desta temática assume um lugar de destaque nas pautas do país, adquirindo projeção com a popularização da internet pelo mundo. 

Entre as mais diversas áreas de atividade, o setor turístico é um dos maiores impulsionadores deste fenômeno, e é aqui que a Paraíba garante a sua força. Considerado um Estado de referência para esta atividade econômica, de acordo com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), só no final de 2020 a região recebeu mais de 130 mil hóspedes. 

Já de uma perspectiva geral, comprova-se que não só os estrangeiros estão interessados em conhecer mais o país, mas também os próprios brasileiros pretendem viajar dentro do Brasil. Segundo a empresa Amadeus, pesquisas de viagens de avião entre cidades como São Paulo e Rio de Janeiro cresceram mais de 100% no decorrer de junho de 2021, quando comparadas ao mesmo período do ao anterior.

Promoção da língua portuguesa pelo mundo

Acredita-se que um dos maiores patrimônios de um país é o seu idioma e, por isso, o Brasil tem desenvolvido um trabalho em prol da divulgação da língua portuguesa.

Entre os principais projetos nesse sentido destaca-se a Rede de Ensino do Itamaraty, uma iniciativa que disponibiliza ao público internacional diversos cursos sobre o idioma português.

Também o Museu da Língua Portuguesa, localizado em São Paulo, demonstra a intenção de promoção e valorização do idioma, ao reunir um conjunto de atividades lúdicas e imersivas. Fechado desde 2015 por conta de um incêndio, o espaço vai reabrir no final deste mês com a exposição “Língua Solta”, uma mostra de 180 artefatos que ficará disponível para visitas até outubro.

Não há nada mais nosso que a cultura

Espaços como o Museu Imperial ou o Instituto Ricardo Brennand são nomes bem conhecidos entre os brasileiros. No entanto, o fomento da cultura brasileira também passa por espaços como o Museu do Artesanato Janete Costa, um local que, além de contar com salas de exposição e uma biblioteca, apresenta mais de mil artigos de autoria paraibana.

E se a arte popular é uma ferramenta de divulgação da cultura do país, na verdade não há nada mais brasileiro que a sua música. Apresentando inúmeros gêneros de criação exclusivamente nacional, o Brasil chega a ouvintes dos quatro cantos do mundo através dos seus ritmos, destacando-se o clássico samba, o sertanejo e o funk carioca — que, ao lado do Reggaeton do Panamá, é considerado um dos gêneros latinos mais internacionalizados da história.

Tecnologia e cultura de mãos dadas

O advento da tecnologia e a sua presença em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia conduziu a uma sociedade mais conectada entre si e com tudo o que a rodeia. Afinal, de acordo com os dados divulgados pelas plataformas We Are Social e Hootsuite, mais de 4 bilhões de pessoas estão ligadas à internet no mundo todo. 

Com o acesso à informação democratizado dessa maneira, não é de estranhar que grande parte da divulgação do conteúdo brasileiro parta desta ferramenta, principalmente no que diz respeito ao universo do entretenimento.

De um lado encontram-se os serviços de streaming brasileiros que, com propostas como a GloboPlay, divulgam o melhor das produções nacionais e internacionais, conquistando inúmeros assinantes em todo o mundo. Por outro lado, está o universo dos cassinos online, que leva a língua portuguesa mais longe enquanto conquista jogadores, apresentando opções que vão desde os clássicos jogos de mesa, como é o caso do blackjack ou do poker, até as slots mais populares do país, como Samba Brazil e Brazilian Beauty.

Contudo, é nas redes sociais que muito da audiência estrangeira se rende ao Brasil, com o YouTube a apresentar um dos papéis mais determinantes nesta divulgação. Nomes como Whindersson Nunes são conhecidos além-fronteiras e, com um canal com mais de 42 milhões de inscritos, o youtuber e humorista do Piauí é um dos mais seguidos do mundo.

Ainda que com um público-alvo diferente, também Felipe Neto é um dos usuários mais famosos da plataforma e, reunindo 42,5 milhões de inscritos, conquista uma audiência transversal a vários países de língua portuguesa. Batendo recordes ao arrecadar 1 milhão de seguidores em 24 horas, já são várias as biografias vendidas fora do Brasil acerca da vida desta personalidade.

Assim, é fácil perceber que são inúmeras as fontes de promoção da cultura brasileira e todas as suas vertentes, desde recursos naturais que falam por si só até o uso das ferramentas tecnológicas para a divulgação de conteúdo brasileiro.

 

 

 

Foto: Maurício Santos (Unsplash)

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes