Onivaldo Júnior

Onivaldo Júnior é formado em Jornalismo e Música pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado em Educação Musical também pela UFPB. Professor particular de canto, professor de Artes em duas escolas do Município de João Pessoa e maestro do Mosaico Coral.


Diversidade na Universidade

Antes da inserção dos cursos de Canto Popular da Universidade Federal da Paraíba, era comum aos alunos cantores em conclusão de curso a execução de um recital de canto lírico, acompanhados de um pianista, mostrando versatilidade estilística e virtuosismo típicos das raízes eurocêntricas da música erudita. Essa tradição se quebrou com a presença de bandas e logística características de shows populares, com repertório 100% nacional e trazendo uma temática que alinhava todo o programa.

Temas como a água, o frevo, a saudade, a terra natal e muitos outros já serviram como pano de fundo para os alunos de Canto Popular. Agora, uma importante representatividade sobe aos palcos em tempos de pandemia: a Diversidade LGBTQIA+.

O aluno Robson Lima, concluinte da Licenciatura em Música, orientado pela professora Maria Gabriella Vilar, executará dez canções brasileiras que muito têm a ver com a cidadania de homens e mulheres cis e trans que não têm medo ou vergonha de amar à sua maneira. Com um programa que vai de Baby Consuelo e Pepeu Gomes a Daniela Mercury, passa ainda por clássicos de compositores heterossexuais, como Jorge Vercilo, e LGBTs, como Johnny Hooker e Silva, além de pérolas imortais da MPB, a exemplo de Ney Matogrosso e Legião Urbana.

“O recital Filho do Arco-íris nasceu do desejo de poder cantar e interpretar algumas canções que falassem sobre a minha verdade e reafirmassem a minha identidade enquanto uma pessoa LGBTQIA+”, justifica Robson, acerca da motivação para o tema de seu show. Ele completa que “cada música foi escolhida com muito carinho, cuidado e trás um pedacinho de mim, falam sobre minhas dúvidas, certezas, medos, alegrias e sobre meus amores. Falam sobre os desafios que pessoas como nós passam e superam, na sociedade, para conquistarem o simples direito de serem felizes, de serem quem são”.

O show será em forma de live, dia 13 de agosto, às 19h. Para assistir, acesse a plataforma Youtube, procure o canal do cantor Robson Lima e lá haverá a opção de assistir o show ao vivo no dia e hora marcados. Participam da apresentação os músicos Beni Enderson (teclado e acordeon), Cássia Guimarães (percussão e vocal) e Onivaldo Júnior (backing vocal).

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.