Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dilma e Ciro dividem palanque com Lula no Nordeste

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A um ano das eleições presidenciais de 2010, os dois pré-candidatos da base governista ao Palácio do Planalto vão dividir o palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva esta semana durante viagem do petista à região do rio São Francisco, no Nordeste. Em três dias, Lula, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) vão visitar as principais obras de transposição do rio –num roteiro que começa em Minas Gerais, passa pela Bahia e chega a Pernambuco.

Ciro confirmou, por meio de assessores, que vai integrar a comitiva presidencial, assim como a ministra. Oficialmente, Ciro mantém a disposição de disputar a presidência da República pelo PSB, mas nos bastidores interlocutores do partido não descartam a possibilidade do parlamentar concorrer ao governo de São Paulo –caso a candidatura de Ciro coloque em risco a possibilidade da petista chegar ao segundo turno com um nome da oposição.

A viagem com os dois pré-candidatos também seria uma maneira, segundo deputados governistas, de reduzir as tensões entre Ciro e o PT. Alguns petistas criticam a decisão do deputado em lançar-se candidato à Presidência, uma vez que o nome de Dilma está na disputa.

Parlamentares governistas afirmam que, ao lado dos pré-candidatos, Lula fortalece ao mesmo tempo os nomes de Ciro e Dilma, mesmo sem esconder a sua predileção pela candidata petista. O Nordeste é a região do país em que Lula registra os maiores índices de popularidade, o que reforça a disposição do petista em dar visibilidade às duas principais pré-candidaturas da base aliada.

Assim como os governistas, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), também dedicou parte do último fim de semana para percorrer regiões do Nordeste. Serra visitou projetos problemáticos do governo federal no sertão pernambucano, mas disse que a viagem teve "propósito político indireto". O governador ainda investiu no corpo a corpo em Petrolina (PE) e, à noite, foi à Festa da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande.

Em viagens separadas, Dilma e Ciro também estiveram no Nordeste nos últimos dias em busca de apoio. Na programação preliminar, Lula, Dilma e Ciro vão visitar uma série de municípios onde estão sendo realizadas obras de transposição do São Francisco, como Buritizeiro (MG), Barra (BA), Cabroró (PE), Arcoverde (PE) e Petrolina (PE).

Alianças

Além de visitar as obras do São Francisco, Lula também pretende dar início às discussões políticas para as alianças do PT com o PMDB em Estados como a Bahia, onde o governador Jaques Wagner (PT) pode ser um adversário direto do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) na disputa à reeleição.

O principal impasse para o PMDB formalizar a aliança nacional com o PT está nas composições de chapas regionais. A tendência do partido é firmar a chapa com o PT em nível nacional, mas liberar os peemedebistas nas coligações regionais.

O presidente licenciado do PMDB, Michel Temer (SP), prometeu anunciar a aliança formal com o PT até o início de novembro. Temer é cotado para disputar a vice-presidência na chapa de Dilma. O peemedebista volta a conversar com o presidente Lula na semana que vem sobre a aliança, depois da viagem ao São Francisco.

Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória