Dia Mundial da Fotografia é tema de sessão na Câmara

A Câmara Municipal de João Pessoa promove nesta sexta-feira, 11, às 15 horas, uma Sessão Especial alusiva ao Dia Mundial da Fotografia. A partir da iniciativa da vereadora Sandra Marrocos (PSB), a sessão tem como finalidade promover o reconhecimento e a valorização de uma das formas de expressão artística mais presentes no contexto cultural contemporâneo.

Segundo a vereadora, "a sessão especial é uma forma de reconhecer e homenagear fotógrafos e fotógrafas, que ao longo da história contribuíram com a construção do cenário fotográfico paraibano". Adiante, a parlamentar enfatizou. "Nosso mandato busca facilitar o debate sobre a política cultural voltada para a fotografia, de modo a orientar a construção de novos projetos de lei que promovam a valorização desta arte centenária".

O lançamento do Fórum da Fotografia Paraibana é um dos pontos altos da sessão especial, onde será divulgada uma carta de intenções com propostas e reivindicações que visam orientar o debate sobre a temática. A expectativa é de que fotógrafos e sociedade construam um espaço permanente de debate, pautando as políticas culturais voltadas ao desenvolvimento da fotografia em João Pessoa e na Paraíba. A criação do Fórum é uma iniciativa da própria categoria, que ao longo dos últimos meses vem organizando reuniões e debates para a elaboração deste espaço de diálogos.

Homenagens – Pela primeira vez a Comenda Cultural Ariano Suassuna é destinada a um profissional da fotografia. A honraria será entregue ao fotógrafo paraibano Ricardo Peixoto, através de iniciativa do Gabinete da vereadora Sandra Marrocos. O homenageado será reconhecido pelo sólido trabalho desenvolvido ao longo de 20 anos de carreira e também por seus serviços prestados a fotografia paraibana, que envolve produção de eventos e promoção de trabalhos de outros fotógrafos.

Troféu Lambe-Lambe – Numa parceria firmada entre a Agência Ensaio e o Mandato Popular, mais de 40 profissionais serão agraciados com o Troféu Lambe-Lambe, que há 15 anos é a maior premiação da fotografia paraibana. Entre os homenageados estão fotojornalistas, fotógrafos documentais, sociais, publicitários e fotógrafos lambes-lambes, que ainda exercem o ofício nas praças de João Pessoa.

As fotografias das ações populares e legislativas da vereadora Sandra Marrocos podem ser conferidas através do portal do Mandato Popular (www.sandramarrocos.com.br). Além de fotos, o internauta tem acesso as notícias diárias e detalhes da atuação parlamentar da vereadora. 

Homenageados do Troféu Lambe-Lambe

1. Altair Castro
2. Aluíso Nunes
3. Antonio Augusto Fontes
4. Antonio David
5. Arion Farias
6. Augusto Pessoa
7. Aurílio Santos
8. Averaldo Gomes Rodrigues
9. Bertrand Lira
10. Cácio Murilo
11. Chico Mineiro
12. Cícero Silvestre
13. Clara Lenira
14. Córdula
15. Edgley Delgado
16. Ednaldo Santana
17. Fernando Ferreira da Silva
18. Gabriel Bechara
19. Germana Bronzeado
20. Gilberto Stuckert Filho
21. Gustavo Moura
22. Hudson Azevedo
23. Ivomar Gomes Pereira – Mazinho
24. João Lobo
25. José Medeiros
26. Julio Fausto dos Santos
27. Lenilson Carlos Gomes da Silva
28. Machado Bittencourt (In Memoriam)
29. Mano de Carvalho
30. Manoel Antonio Batista Filho
31. Manuel Clemente
32. Marcos Veloso (In Memoriam)
33. Mauro Guilherme Pinheiro Koury
34. Mônica Câmara
35. Olenildo do Nascimeno de Lima
36. Ovídio Carvalho
37. Ricardo Jorge
38. Rino Visani (In Memoriam)
39. Roberto Cora
40. Rocha
41. Romualdo Luiz
42. Walter Carvalho

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.