Na próxima terça-feira, 2, será comemorado o Dia Internacional da Prostituta. A homenagem às profissionais do sexo acontecerá na Rua da Areia, nas proximidades da Casa dos Estudantes. O SESC participa do evento há cinco anos, em parceria com outras instituições provedoras de Cultura na capital Paraibana, tais como Funjope – Fundação Cultural de João Pessoa e Agência Ensaio.
A festividade começa logo cedo, às 06h02, com a largada da Corrida da Calcinha, pelas ruas centrais da capital paraibana. As três primeiras atletas que cruzarem a linha de chegada vão ganhar, pela ordem, um bode e um aparelho de DVD; três galinhas e um ferro de engomar; e duas cordas de caranguejos mais um liquidificador. A inscrição é gratuita e pode ser feita na hora, na boêmia Rua da Areia, com a equipe da Associação de Profissionais do Sexo da Paraíba (Apros-PB). “Lembrem-se apenas de trazer a sua calcinha”, avisa Ricardo Peixoto, membro da organização do evento.
Depois de todo esse esforço, haverá uma pausa para o descanso e novas atividades a partir das 14h02, com Oficina de Máscara, Performance e Alimento. No período da noite, a programação reunirá a Galeria de Rua, Mostra Puta Arte, Tenda Eletrônica, Radiola de Ficha, Oficina Cabaré e o 4º Desfile de Roupas Íntimas, que acontecerá na boate Scalla, a partir das 23h53, com ingresso sendo vendido a R$ 3. O evento irá contar com um palco montado na Rua da Areia, objetivando uma melhor visualização das apresentações para o público Pessoense.
O Projeto Glória Vasconcelos, promovido pelo SESC PB também fará parte da grade de programação do evento, apresentando atrações musicais. O Projeto irá contar ainda com a exibição dos filmes “Sentado na Beira do Rio”, “Miró: Preto, Pobre e Periférico”, “Seu Pita Social Clube” e uma seleção de Curtas Paraibanos, através do Projeto Cinema na Rua, que disponibiliza a exibição pública de filmes. A mostra artística Parede Poética também estará presente na Rua da Areia, destacando os poemas de Pedro Osmar, Clarice Lispector, Lúcio Lins, Cátia de França e Ariano Suassuna. As atrações musicais ficarão por conta da cantora Isa y Plá e da Banda Sudamérica.
A organização do evento está a cargo da Associação dos Profissionais do Sexo da Paraíba (Apros-PB), que promove a festança em parceria com a Agência Ensaio. Além do apoio de dezenas de artistas, simpatizantes e empresários que aprovam a realização do evento, assim como o Museu da Imaginação, a Prefeitura de João Pessoa, o Governo da Paraíba, o Sesc – PB, o Ministério da Saúde e Funjope.