Dia do Maçom é comemorado na Assembleia Legislativa

Em comemoração ao Dia do Maçom, a Assembléia Legislativa da Paraíba em conjunto com a Câmara Municipal de João Pessoa promoveram hoje uma sessão especial para lembrar a data. Na ocasião também foram feitas homenagens ao artista Agmar Dias Pinto com a concessão da Medalha Augusto dos Anjos e ao pacifista Almir Laureano com a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena.

O deputado Raniery Paulino (PMDB), autor da propositura da sessão juntamente com o vereador Geraldo Amorim (PDT) ressaltou o fato de 2009 ser o primeiro da comemoração do Dia do Maçom da Paraíba através de um projeto de lei de sua autoria. “É um marco histórico, já que foi aprovado no ano passado e sancionado este ano. Eu me sinto feliz de ser contemporâneo desse momento, não só por ser o autor do projeto, mas estar presente em uma comemoração tão especial”, disse Raniery.

Com o plenário Deputado José Mariz lotado, os integrantes da irmandade lembraram o papel da Maçonaria na história do país, por meio da atuação na Independência do Brasil, na abolição da escravatura, na proclamação da República e ainda no movimento das Diretas Já e na recente campanha Ficha Limpa.

“A Maçonaria não pára. Hoje vive plantando seu social e para chegar ao dia de hoje, estamos fazendo o melhor pelo próximo. A Maçonaria tem o ano todo de atividades com as esposas, filhos e filhas, já que na Maçonaria cabe todo mundo”, afirmou o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil, Aderaldo Pereira de Oliveira.

Os homenageados agradeceram emocionados as honrarias. “As medalhas que recebo, com os nomes de Humberto Lucena e Padre Zé Coutinho trazem uma responsabilidade muito grande porque um representa a conciliação e o outro a compaixão. Então estamos felizes por trabalhar esse contexto no mundo”, declarou Almir Laureano.

Já Agmar Dias enfatizou que recebeu a medalha “isento de qualquer vaidade, porque na Maçonaria eu apenas cumpro a minha obrigação e a fidelidade que assumi diante do livro da lei e uma Assembléia de homens dignos. Muito obrigado”. O deputado Raniery Paulino e o vereador Geraldo Amorim também foram homenageados pela Maçonaria com placas comemorativas.

Na Paraíba, existem 150 lojas maçônicas das quais fazem parte cerca de 6 mil maçons. 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.