Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado em todo o país

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Postos de saúde em todo o país funcionam amanhã (12) para o chamado Dia D de mobilização contra a gripe. Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Imunização, promove neste sábado (12), em Itaporanga, a abertura oficial do Dia D da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). A ação em todo o estado contará com mais de 2 mil postos de vacinação e o envolvimento de 7 mil pessoas. A campanha começou no dia 23 de abril e vai até o próximo dia 1º de junho.

O evento será na Av. Getúlio Vargas, no centro da cidade, a partir das 9h, com serviços odontológicos; verificação de pressão e de glicemia; teste rápido de sífilis, HIV e hepatites; apresentações culturais, com as presenças de palhaço e do personagem Zé Gotinha e vacinação para os grupos prioritários.

Fazem parte dos grupos prioritários pessoas com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e privadas.

A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. A meta, neste ano, é vacinar pelo menos 90% do público alvo que corresponde a 819.662 pessoas. Até o momento, no Estado, foram vacinadas 335.309 pessoas, que corresponde a 36,82% do público alvo. Em 2017 foram vacinadas no Estado 813.628 mil pessoas, o que representa 88% da população-alvo. O resultado foi inferior a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que era de 90%.

O município de Itaporanga tem uma população de 5.269 público-alvo para a campanha da influenza. “O que motivou a escolha de Itaporanga para realizar a abertura do Dia D é que o município vem atingindo a cobertura vacinal ao longo dos anos, tendo assim o reconhecimento pela Secretaria de Estado da Saúde”, explicou a secretária executiva de Saúde, Maura Sobreira. Em 2016, a cobertura vacinal no município foi de 100% e em 2017, foi de 101,84%

Para o diretor de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, de Itaporanga, Thalmo da Costa Barros, a explicação para alcançar a meta é atribuída ao trabalho em equipe. “É feito um amplo trabalho de divulgação nas rádios, utilizando carros de som, redes sociais e ainda a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que têm papel fundamental, indo de casa em casa, convencer as pessoas a tomarem a vacina”, revelou.

Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

João Pessoa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também realiza neste sábado (12), o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis devem procurar o posto de saúde de referência mais próximo de sua casa ou irem à Praça da Paz, no bairro dos Bancários, a partir das 9h.

“A vacinação contra gripe pode proteger a população contra as formas mais graves da infecção provocadas pelo vírus Influenza, o que é facilmente transmitido por meio de secreções das vias respiratórias e por meio do contato com objetos contaminados”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da SMS.

Em João Pessoa, a Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início no dia 23 de abril, com um cronograma dividido por grupos prioritários, com objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. As doses protegem contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

transi

Trânsito entre os bairros José Américo e Água Fria será interditado nesta terça

1_img_6707-38939016

Advogada garante que assassino de Maria Vitória aliciou sete outras meninas; ouça

WhatsApp Image 2024-07-22 at 16.38.28

Francisco Fidelis registra candidatura à vaga de desembargador da Paraíba pelo Quinto Constitucional do TJ-PB

7c5c6b32-034e-4b1c-87c9-53518e96f3a4

Pagamento de julho dos servidores estaduais será feito nos dias 25 e 26

Pao-e-Leite-Divulgacao

Beneficiários do Pão e Leite têm até o fim de julho para atualizar cadastro

Promotoria-Sousa

MPPB expede recomendação sobre a vedação dos conselhos tutelares nas eleições

Gervásio com a prefeita Luciene e Raíssa, Brejo dos Santos

Gervásio participa de convenção que homologou chapa Luciene e Raissa em Brejo dos Santos

Bruno e Romero

Pedro diz que é mais fácil Romero manter aliança com Bruno e indicar nome do vice

Concurso, freepik 1

BNDES divulga edital de concurso com 150 vagas e salário de R$ 21 mil

Creci-PB - Fórum Sta Luzia

Em Bananeiras: Creci-PB participa de debate sobre instalação de Fórum de desenvolvimento urbano