Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dezembro Vermelho: Paraíba zera transmissão vertical do vírus HIV

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nos anos de 2016 e 2017 não houve nenhuma transmissão vertical do HIV, ou seja, a mãe portadora do vírus não passou para a criança durante a gestação, nem no parto, nem na amamentação. Os dados constam no Boletim Epidemiológico relacionado aos casos de HIV/Aids entre os anos de 2007 a novembro de 2018 divulgado nesta sexta-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde. Nesse período, a mortalidade teve uma redução de 30%.

“Este dado se deve à qualificação do pré-natal realizado na Atenção Básica, que diagnostica precocemente a doença, e, ainda, do acompanhamento da gestante feito pelas maternidades durante o parto e pós-parto”, explicou a gerente operacional das ISTs/HIV/Aids/Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena.

Nos últimos dez anos, foram foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 7.726 casos de HIV/Aids, incluindo adultos, gestantes e crianças. Destaque para o ano de 2010, que teve um aumento da detecção de casos, sendo mais expressivo a partir de 2014, quando foi instituída a obrigatoriedade da notificação compulsória da infecção pelo HIV (portaria 1.271 de 6 de Junho de 2014). Quanto à mortalidade, a redução foi de 30% durante estes dez anos.

Perfil – Na Paraíba, atualmente, o perfil de casos de HIV/Aids é de heterossexuais (49,9%), de 15 a 39 anos (66,5%) e com escolaridade variada.

“É preciso reforçar que a Aids tem atingido consideravelmente a população jovem no nosso Estado e no Brasil. Isso acontece porque os jovens acreditam que a Aids não mata mais por ter se tornado uma doença crônica e esta é uma visão completamente errada. Não é porque a medicação é gratuita que não devemos nos preocupar, pelo contrário. O HIV não escolhe cor, idade, gênero, nem orientação sexual e ainda mata sim”, observou Ivoneide Lucena.

Dezembro Vermelho – A SES promove nesta segunda-feira (3) a abertura do Dezembro Vermelho, uma ação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que existe há 30 anos e é celebrado em 1º de dezembro. O evento começa às 10h, na sede SES, com a presença da secretária estadual de Saúde, Claudia Veras e da infectologista Joana Frade, que fará uma explanação sobre a doença. Terá, ainda, um café da manhã para os presentes.

Ações – As ações relacionadas à temática de HIV/AIDS são coordenadas pela Gerência Operacional de IST/AIDS e Hepatites Virais da SES, que tem o papel de acompanhar a Política Nacional de Enfrentamento as ISTs para implementação de estratégias de prevenção (através da distribuição de preservativos masculino e feminino e gel lubrificante) e de diagnóstico (com a realização de capacitações dos profissionais para realização de teste rápido e gerenciamento da logística de distribuição dos kits, bem como apoio a diagnóstico e acompanhamento dos agravos).

Tratamento – A SES coordena a distribuição de antirretrovirais junto ao Núcleo de Assistência Farmacêutica. Na Paraíba existem oito serviços de atendimento especializado em HIV/Aids que fazem a distribuição dos antirretrovirais. O Complexo Hospitalar Clementino Fraga é o serviço de referência para todo estado da Paraíba no atendimento ambulatorial e hospitalar de adultos com HIV/AIDS. O Complexo disponibiliza serviços de diagnóstico, tratamento e acompanhamento, atendimento de urgência, internação hospitalar, UTI e profilaxias.

O Clementino Fraga é a principal unidade notificadora da Paraíba para casos novos de HIV/AIDS, sendo ainda o serviço mais procurado para diagnóstico, tratamento e profilaxias. Neste ano (2018) 73,56% das notificações de HIV/AIDS realizadas na Paraíba foram no CHCF, correspondendo ao número de 473 pessoas diagnosticadas (período de janeiro a 27 de novembro de 2018).

Em todo o Estado, existem Serviços de Assistência Especializada (SAE) em HIV/Aids: SAE Municipal de João Pessoa e SAE Hospital Universitário Lauro Wanderley (em João Pessoa); SAE Santa Rita; SAE Municipal de Campina Grande e SAE Hospital Universitário Alcides Carneiro (em Campina Grande); SAE Patos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais

Cida Ramos

Cida diz que está tranquila com fim de prévia e que está firme como única pré-candidata do PT