Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Despesas e receitas da Prefeitura da capital podem ser acessadas na internet

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A partir de hoje, a população pessoense vai poder acompanhar na internet, em tempo real, todos os atos praticados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) que gerem despesas ou receitas para o município. Foi o que revelou ontem o secretário da Transparência, Jorge Camilo, durante o Seminário em comemoração ao 1º ano de promulgação da Lei da Transparência Pública (LC nº 131/2009), realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal.

Durante o evento, foi lançada a proposta de criação de um grupo de trabalho com representantes das secretarias de Transparência Pública (Setransp), Finanças e Procuradoria-Geral do Município (Progem), que seria responsável por acompanhar a atualização das informações que são disponibilizadas pela PMJP referentes a despesas e receitas municipais. “Vamos encaminhar ao prefeito Luciano Agra a proposta da criação deste grupo, que irá gerir as informações a serem disponibilizadas na página da Prefeitura”, explicou Jorge Camilo.

Atualmente, no portal da PMJP (www.joaopessoa.pb.gov.br), qualquer pessoa pode, através do link “Governo Transparente”, acompanhar os gastos, editais, licitações, passagens, diárias e convênios celebrados com outros órgãos. Contudo essas informações serão disponibilizadas com maior rapidez para a população, com atualização de dados em tempo real, como determina Lei Complementar que trata da transparência pública.

Segundo o secretário, desde 2005 que a Prefeitura vem desenvolvendo ações voltadas para a transparência na gestão. “Estamos fazendo nosso dever de casa, nos adequando a nova realidade administrativa e garantindo o avanço da cidadania com a participação de todos”, destacou. E isso é feito através de vários canais, a exemplo do Orçamento Democrático e da Ouvidoria Pública, além do link Governo Transparente.

Palestras – Três palestras foram realizadas no seminário realizado pela Setransp na tarde de ontem. Uma delas foi proferida pela coordenadora do Orçamento Democrático (OD), Ana Paula Almeida, que falou sobre avanços alcançados através da participação popular na gestão municipal. O chefe de gabinete da Secretaria de Finanças, Ricardo Madruga, apresentou as iniciativas de adequação do município, em tempo real, ao Sistema de Controle de Contas, e a advogada da Progem, Érika del Pino, tratou sobre a conduta jurídica do município em relação às leis de Responsabilidade Fiscal e da Transparência Pública.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos