Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Desfile cívico de 7 de setembro atrai 14 mil em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Movidas por um sentimento de patriotismo, cerca de 14 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (7) para assistir ao desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil. O evento, que ocorre tradicionalmente na Avenida Duarte da Silveira, no bairro de Torre, em João Pessoa, mobilizou instituições públicas e privadas.

Ao som de bandas marciais e palavras de ordem, as tropas das Forças Armadas foram as primeiras a passar pela avenida.  Fardados e portando armamentos de longo alcance e alto poder de destruição, os militares levaram para a Duarte da Silveira tanques blindados, equipamentos de segurança e outros veículos menores usados em ações de combate. As equipes de soldados e oficiais jovens desfilaram junto com grupos de ex-combatentes das Forças Armadas, o que despertou aplausos do público.

Após o desfile das tropas federais, entraram na avenida as outras forças de segurança pública, que levaram para a rua diversos animais, veículos, armamentos e maquinários para apresentar modalidades de equipes e de serviços oferecidos corporação.  Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil da Paraíba e Guarda Municipal de João Pessoa  chamaram a atenção das pessoas no local e ainda mostraram seus projetos sociais.

Os bombeiros desfilaram com uma fita preta nos uniformes, simbolizando luto pela morte do sargento Josélio de Souza, assassinado no último dia 30. A Polícia Civil foi representada por equipes de várias delegacias especializadas e pelo Grupo de Operações Especiais (GOE).

O desfile ainda teve a participação de alunos e funcionários de instituições públicas e privadas que funcionam em João Pessoa.  Para o comandante do 1º Grupamento de Engenharia de João Pessoa, general Marcelo Guidon, o  7 de setembro é mais que uma data especial, mas um momento de celebração cívica.  “Esta é a maior festa cívica do país. Estamos há quase 200 anos na comemoração pela independência brasileira. Esta é a razão pela qual a sociedade pessoense se fez presente aqui neste evento. Este sentimento de patriotismo é muito forte no povo brasileiro”, afirmou.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, representou o governador Ricardo Coutinho no evento. Ele chegou ao local do desfile num tanque blindado do Exército Brasileiro. Após a abertura do desfile, o secretário observou que comemorar o dia 7 de setembro é uma obrigação de cada brasileiro, em virtude da importância dessa data.

 “Essa data tem um simbolismo muito grande para todos nós. Representa nossa luta, a força de um povo batalhador. É uma a comemoração que vai além de uma simples  satisfação, é uma data que não é apenas comemorativa, mas que representa até os rumos de nossa nação”, afirrmou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente