Desembargador Marcos Cavalcanti deverá assumir a Presidência do TRE

O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque vai assumir, nesta quinta-feira (1º), o cargo de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Na oportunidade, o magistrado deverá ser empossado na Presidência da Corte, em sessão solene, que acontecerá às 16 horas, no auditório da sala de sessões do TRE. Ele foi escolhido, à unanimidade, em sessão administrativa do Tribunal de Justiça da Paraíba, para ocupar a vaga do desembargador Manoel Soares Monteiro.

Dentro da programação haverá uma missa em ação de graças, celebrada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e concelebrada, por outros padres de João Pessoa, às 10h da manhã, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. O desembargador Marcos Cavalcanti será saudado, em nome da Corte Eleitoral, pelo colega desembargador José Di Lorenzo Serpa. Pelo Ministério Público falará o procurador regional eleitoral, Yordan Moreira Delgado, e caberá ao advogado Marcos Cavalcanti Filho fazer a saudação como representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba.

O Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque é natural de Mamanguape/PB. Formado pela Universidade Federal da Paraíba, iniciou a carreira como advogado, procurador da Arquidiocese da Paraíba. Antes de ingressar na Magistratura, foi Promotor de Justiça, nomeado em 1981. Ingressou no Judiciário em 1983, como Juiz de Direito na comarca de Belém. Passou pelas comarcas de Mamanguape, Campina Grande e João Pessoa. Em todas elas foi Juiz Eleitoral, tendo sido juiz coordenador da propaganda eleitoral nos dois maiores colégios eleitorais do Estado.

Na Capital e em Campina Grande foi membro e Presidente da Turma Recursal do Juizado Especial Cível. Juiz Substituto e Titular do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, por dois biênios, com início no ano de 2000. Exerceu o Cargo de Corregedor Regional Eleitoral, por três anos consecutivos. Foi Juiz Diretor do Fórum Cível da Capital. Como Juiz Titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital, foi convocado por diversas vezes para substituir Desembargador no Tribunal de Justiça, integrando as Câmaras Cíveis, a Criminal e o Tribunal Pleno. Promovido, por merecimento, ao cargo de Desembargador, tomou posse no dia 11.04.2007, integrando a 2ª Câmara Cível e o Tribunal Pleno.

O desembargador é escritor, com vários livros publicados. No TJPB integrou, e ainda integra, várias comissões, com destaque para a Comissão do Centenário da Revista do Foro (1907/2007), a Comissão do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Comissão de Legislação e Jurisprudência, Comissão Especial para as comemorações dos 120 anos do TJPB e Comissão Especial de Cultural e Memória do Poder Judiciário.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.