Deputados elegem primeira mulher para cargo da Mesa

Após elegerem Marco Maia (PT-RS) para a presidência da Câmara, os deputados definiram na noite desta terça-feira (1º) os demais cargos da Mesa Diretora.

A novidade é que pela primeira vez a Casa vai contar com uma representante mulher como titular.

Rose de Freitas (PMDB-ES) ocupará a primeira-vice-presidência. Ela foi eleita após ganhar uma disputa interna do partido com outros quatro candidatos, em reunião realizada ontem. A deputada vai para o seu sexto mandato na Casa.

"A luta é grande e temos a responsabilidade de representar quase metade da população brasileira. Agora estaremos na Mesa para ajudar na construção de uma pauta positiva", afirmou, depois de contar que quando chegou ao Congresso não havia nem banheiro destinado apenas para as mulheres.

Eduardo da Fonte (PP-PE) será o segundo-vice-presidente, acumulando a função de corregedor. O cargo foi o único com disputa durante a eleição de hoje. Ele concorreu com Rebeca Garcia (PP-AM).

Nas demais vagas, nenhuma surpresa: Eduardo Gomes (PSDB-TO) será o primeiro-secretário, responsável pelas finanças da Casa; Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), segundo-secretário; Inocêncio de Oliveira (PR-PE), terceiro-secretário e Júlio Delgado, quarto-secretário.

Nas suplências ficaram Sérgio Moraes (PTB-RS), conhecido por dizer que estava se lixando para a opinião pública, Carlos Eduardo Cadoca (PSC-PE), Geraldo Resende (PMDB-MS) e Manato (PDT-ES).

As eleições na Câmara foram tranquilas principalmente por causa de um acordo formado entre quase todos os partidos. Durante sua campanha, Marco Maia articulou para que os aliados ficassem com cargos de comando.

Folha Online

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.