Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Políticos e entidades destacam legado de Wilson Braga na política e na história da Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Políticos e autoridades lamentaram a morte do ex-governador Wilson Braga, vítima do novo coronavírus. O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), por meio de suas redes sociais, emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-governador Wilson Braga. Ruy defendeu o legado de Braga, que exerceu cargos de deputado estadual, federal, governador da Paraíba, vereador e prefeito de João Pessoa.

“O grande líder e homem popular, Wilson Leite Braga, concluiu sua passagem de muito trabalho em favor dos mais necessitados. Foi uma vida marcada pela defesa do povo em cada cargo público por que passou. Wilson agora segue para encontrar sua companheira vida, Lúcia. E ambos seguirão para sempre na história do nosso estado e no coração de cada paraibano. Que a infinita misericórdia divina possa confortar a família, e descanse em paz esse grande homem que plantou a semente da compaixão aqui na terra”, afirmou Ruy Carneiro.

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) também emitiu nota de pesar e solidariedade pela morte de Braga.

“Manifestamos o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade pela perda irreparável do ex-governador, Wilson Leite Braga, ocorrida na noite deste domingo, em João Pessoa. Wilson Braga, que exerceu ainda os cargos de deputado estadual, federal, vereador e prefeito da capital, é mais uma vítima do vírus devastador que também levou para o plano espiritual sua esposa, a ex-deputada federal, Lúcia Braga. A luz de Wilson estará sempre na memória dos paraibanos. Que Deus lhe dê abrigo e nos traga conforto”, disse Gervásio na nota.

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) destacou as ações do ex-gestor na área de habitação popular e educação, com a criação do projeto Mutirão. “Braga foi um político muito atento às políticas públicas essenciais à população e elegeu educação e habitação como prioridade de suas ações. As medidas adotadas por ele até hoje têm efeitos práticos na vida de quem mais precisa”, afirmou.

Segundo Pedro, Wilson Braga foi um dos grandes políticos que ajudou na construção da Paraíba em sua fase moderna. “Deixa uma grande contribuição ao nosso povo. A todos os familiares, minha sincera solidariedade”, ressaltou.

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) ressaltou o legado deixado por Wilson na política e na história da Paraíba. Aguinaldo reforçou a importância não apenas de Wilson, mas da sua mulher Lúcia Braga que também faleceu recentemente, prestou solidariedade à família e amigos e ressaltou que o legado deixado pelo casal permanecerá para sempre.

“Minhas condolências à família que recentemente já havia perdido a inesquecível Lúcia Braga e agora sofre com mais essa perda. Wilson deixou a marca de sua personalidade na política e na história da Paraíba. Seu trabalho e exemplo permanecerão para sempre”, disse Aguinaldo.

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB), ao lamentar a morte do ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, destacou o grande legado político deixado por ele aos paraibanos. A parlamentar disse que os paraibanos sempre irão lembrar do governo que trabalhou pelos mais pobres, priorizando, entre outras coisas, a habitação, educação e o social.

“O ex-governador Wilson Braga contribuiu muito para o desenvolvimento da Paraíba com um governo voltado para atender os mais carentes e também áreas essenciais como trabalho, moradia e educação. Deixo o meu mais profundo pesar à família e aos amigos pela partida do ex-governador”, disse Camila.

O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) disse que as obras e ações de Wilson Braga ficarão imortalizadas pela Paraíba e serão sempre referência de sua forma de governador voltada para a população mais vulnerável. “Deixo aqui meus sentimentos de solidariedade a todos os familiares neste tempo tão difícil. Que Deus possa confortá-los e renovar a sua fé”, comentou. “Foi um homem que muito contribuiu com nosso Estado”, declarou.

O deputado Tovar Correia Lima (PSDB) afirmou que Wilson Braga deixa legado de cuidado com mais pobres e luta pelo desenvolvimento do semiárido. “Wilson deixa um legado para a Paraíba como exemplo de homem público. Atuou em defesa dos mais carentes e pelo desenvolvimento do semiárido” disse.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB), por meio de suas redes sociais, emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-governador Wilson Braga. Veneziano defendeu o legado de Braga, que exerceu cargos de deputado estadual, deputado federal, governador da Paraíba, vereador e prefeito de João Pessoa, na história e na memória dos paraibanos. De acordo com o senador, através destes mandatos a população da Paraíba pôde ver de perto os benefícios e obras em favor do povo paraibano.

“Pesarosamente nós recebemos, logo cedo, a notícia do falecimento do governador Wilson Leite Braga. Eu tive a oportunidade de conviver e acompanhar a trajetória política de Wilson de 1982 a 1986, em que o governador deixou marcas aos paraibanos, nos setores assistencial, habitacional e principalmente o projeto Canaã, que levou água em especial para o Cariri e Sertão da Paraíba. Os nossos sinceros sentimentos ao grande homem público Wilson Leite Braga”, afirmou Veneziano.

Assembleia decreto luto por três dias

A Assembleia Legislativa da Paraíba decretou três dias de luto e suspendeu as atividades da Casa por causa do falecimento do ex-governador.

“Em nome de todos os deputados estaduais e servidores da Casa de Epitácio Pessoa, viemos a público lamentar o falecimento deste grande político que a Paraíba teve. Wilson Braga teve toda uma vida dedicada ao povo da Paraíba e nos deixa quando a Paraíba ainda está enlutada pela partida da sua esposa, Lúcia Braga, que nos deixou há 10 dias”, resumiu o presidente Adriano Galdino

TCE

O Tribunal de Contas do Estado também manifestou, por meio de nota, pesar pelo falecimento do ex-governador Wilson Leite Braga.

“Este fato doloroso agrava o momento de luto ao ocorrer poucos dias depois da perda de outra forte expressão da história política e administrativa da Paraíba, sua esposa, a Sra. Lúcia Braga. Por bom tempo, ambos estiveram à frente da discussão e das decisões relacionadas às grandes questões nacionais e estaduais, época em que também, de igual modo, se fizeram porta-vozes, sobretudo, da faixa populacional mais humilde. Os paraibanos que ora o pranteiam assim o fazem com um sofrimento a mais: o resultante do impedimento à cerimônia da despedida por força de um mal que infelicita as Nações e do qual ele e a esposa foram lastimadas vítimas. A todos, porém, deve acalentar a certeza de que o governador Wilson Braga, por seu espírito cristão, é recebido entre os seus na Dimensão Celestial em que sempre fez um ato de fé”, diz a nota do TCE, assinada pelo presidente da Corte, Arnóbio Viana.

Famupt

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), por meio do presidente da entidade, George Coelho, destacou o legado que o ex-parlamentar deixou na garantia de acesso à habitação, educação e olhar sensível à população vulnerável. “Wilson Braga deixa um legado na história da Paraíba, sobretudo pelo olhar sensível para a população mais vulnerável, por meio da criação de projeto que beneficiava famílias e crianças, desde o estímulo à construção de habitações até na educação”, ressaltou o presidente da Famup.

O corpo do ex-governador foi sepultado na manhã desta segunda-feira (18), no cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa, ao lado de sua esposa, a ex-deputada Lúcia Braga, que também morreu vítima do novo coronavírus.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente