Deputado realiza reunião de trabalho na Fetag

O 1º Seminário Crédito e Endividamento Rural no Semi-Árido Nordestino: Causas e Soluções foi objeto de uma reunião de trabalho realizada hoje de manhã entre o deputado estadual Francisco de Assis Quintans (DEM) e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), Liberalino Ferreira, na sede da entidade.

Segundo o deputado Quintans, o papel da Fetag é fundamental, uma vez que a entidade tem sido uma grande parceira nas mobilizações, nas reivindicações e no fortalecimento da agricultura familiar no Estado. “Discutimos propostas e nivelamos as conversas com a finalidade de realizar o seminário, quando trataremos do assunto tanto na parte política, técnica e jurídica”, disse.

Ele ainda revelou que cerca de 170 municípios da Paraíba estão com inadimplência com relação à captação de recursos do Pronaf. “O que é muito preocupante. Por isso ao final do seminário faremos encaminhamentos para deputados federais e a todos os senadores do Nordeste a fim de ter uma atenção especial junto às instituições financeiras, no que se refere ao fim da burocracia, elaboração de projetos e na assistência técnica”, informou o parlamentar.

Para o presidente da Fetag, o endividamento rural é um assunto de grande relevância, “sobretudo porque hoje a questão virou uma bola de neve, muitas vezes os trabalhadores não pagam porque não podem ou por falta de orientação. Costumo dizer que o endividamento se dá por diversos fatores como por exemplo, assistência técnica de má qualidade e a burocracia bancária”, disse.

Liberalino parabenizou a ALPB e as entidades parcerias pela realização do seminário. “A Fetag representa mais de 1 milhão de trabalhadores rurais na Paraíba exatamente, os que são prejudicados com o endividamento rural. Todos nós reunidos, a ALPB, Sebrae e Fetag vamos discutir juntos para encontrar uma solução”, ressaltou.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.