Deputado quer trazer Lula para debater reforma política

O Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniu no final da manhã deste sábado no Hotel Verde Green, no bairro de Manaíra, em João Pessoa, com o líder do partido na Câmara Federal, Paulo Teixeira (PT-SP), para debater a Reforma Política. Membro titular da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados, Paulo Teixeira veio a João Pessoa discutir o tema com os companheiros de legenda e com a sociedade paraibana. 

 
Entre os petistas presentes no encontro, destacam-se o deputado federal Luiz Couto (PT), o petista Walter Aguiar, secretário de Estado do Governo da Paraíba, o presidente municipal do PT da capital, Antônio Barbosa, o superintendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael, o secretário de Turismo de João Pessoa Francisco Linhares, entre outras figuras ilustres do PT paraibano.
 
De acordo com informações do presidente municipal do PT de João Pessoa, Antonio Barbosa, no encontro foram discutidos pontos como: Reforma Política, maior participação das mulheres na política e financiamento de Campanha. Paulo Teixeira sugeriu ainda que o PT paraibano tente viabilizar a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado para aprofundar o debate.  “O diretório municipal e estadual do PT deve se juntar para trazer o ex-presidente o mais rápido possível”, afirma Antonio Barbosa que o grande objetivo do encontro foi convocar a população para pressionar a Reforma Política.
 
O deputado federal Luiz Couto ressaltou a importância de trabalhar a temática da Reforma Política nos estados e nos municípios, para participar a discussão à sociedade. “Pois sabemos que sabemos que só haverá reforma política se houver pressão popular”, defendeu Couto, para quem não é possível continuar com o atual sistema eleitoral e político, no qual na maioria das vezes “o poder econômico defina o resultado das eleições”. “Nós achamos que na estrutura que temos, hoje, no Congresso Nacional, dificilmente teremos uma reforma política para valer, se não houver mobilização da sociedade e pressão popular”, reforçou.
 
Luiz Couto disse que a partir da reunião deste sábado, o partido vai tirar proposta de fazer o debate amplo em todos os segmentos da sociedade paraibana, e anunciou que o PT realizará reunião em setembro, antes do período eleitoral, para discutir a Reforma Política com mais profundidade.
 
Walter Aguiar disse que o PT tem um posicionamento firme sobre a necessidade de se aprovar o financiamento de campanha eleitoral. “A ideia é retirar a questão do financiamento privado da eleição, e colocar o poder público como financiador, mediante critérios, proporcional ao peso de cada partido, isso vai se discutir”, defendeu Walter Aguiar. Para ele, essa mudança eliminaria uma “brecha para corrupção” hoje existente no financiamento das campanhas eleitorais.
 
O líder da bancada petista Paulo Teixeira, tem discutido a Reforma Política com o seu partido nos estados brasileiros, esteve nesta sexta-feira com o PT do Rio Grande do Norte, em um encontro ocorrido em Natal. Em João Pessoa, a iniciativa de convidar o deputado partiu do Diretório do PT de João Pessoa. 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.