O deputado federal Wilson Santiago Filho (PMDB) comentou hoje a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da última nesta terça-feira (9) que, por cinco votos a dois, alterou a quantidade de deputados federais de 13 estados para as eleições de 2014, incluindo a Paraíba. No estado, dos 12 deputados federais, a bancada terá apenas dez, segundo a decisão.
– Isso é uma notícia muito negativa para a Paraíba.Tomando como base que todos os 12 trabalharem, nós teríamos dois deputados federal a menos para defender a Paraíba em Brasília. Cada deputado tem direito a R$ 15 milhões em emendas e, basicamente, teríamos R$ 30 milhões a menos todo os anos.
O parlamentar avaliou ainda que, além da representação, o estado perde em força para representar a Paraíba na defesa dos interesses da população.
– Em Brasília, nós valemos muito – além das relações pessoais – pelo tamanho da bancada. Para se ter uma ideia, a de São Paulo soma 60 deputados.
Sobre as alternativas para tentar reverter a decisão, o deputado afirmou que o entendimento é de que a Paraíba vai recorrer da decisão, como já antecipou a Assembleia Legislativa da Paraíba que, pela nova regra, perde seis das 36 vagas.
– Estamos muito esperançosos, mas vi declarações da ministra Carmem Lúcia de que os estados devem recorrer e acho que é isso que devemos fazer. Não falo isso por mim, já que sou candidato a reeleição, mas em benefício do estado.
As declarações ocorreram em entrevista a rádio Arapuan FM.