Deputado cobra do Governo Federal apoio para transposição de águas

O deputado Romero Rodrigues apresentou na Câmara dos Deputados, em Brasília, requerimento cobrando do Governo Federal apoio à Paraíba para receber as águas do rio São Francisco. Ele propôs que seja indicado ao ministro da Integração Nacional que firme Convênio com o Governo da Paraíba no sentido de preparar o Estado visando receber as águas da transposição.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é um empreendimento do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional. É destinado a assegurar oferta de água, em 2025, a cerca de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A integração do rio São Francisco às bacias dos rios temporários do Semi-árido será possível com a retirada contínua de 26,4 m³/s de água, o equivalente a apenas 1,42% da vazão garantida pela barragem de Sobradinho (1850 m³/s), sendo que 16,4 m³/s (0,88%) seguirão para o Eixo Norte e 10 m³/s (0,54%) para o Eixo Leste.

No Estado da Paraíba, o Eixo Leste do Projeto São Francisco permitirá o aumento da garantia da oferta de água para os vários municípios da bacia do Paraíba, atendidos pelas adutoras do Congo, do Cariri, Boqueirão e Acauã.

O Eixo Norte possibilitará o abastecimento seguro de diversos municípios da bacia do Piranhas, atendidos por sistemas adutores tais como Adutora Coremas / Sabugi e Canal Coremas / Souza.

O deputado Romero Rodrigues participou ao lado do prefeito Adelson Bejamin, do município de Areial, e dos padres Romoaldo e João de Deus de Esperança e padre Jossandro de Areial, da XIV Caminhada Penitencial, promovida pelas Paróquias dos dois Municípios.  Romero destaca a importância da caminhada religiosa unindo os dois Municípios para o conjunto da sociedade, com a renovação da fé do povo.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.