Depois de um apagão que durou mais de três horas provocado por um problema na Usina de Belo Monte, o fornecimento de energia elétrica começou a ser restabelecido no Norte e Nordeste, no início da noite desta quarta-feira (21).
Na Paraíba, todas as 223 cidades foram atingidas. Em João Pessoa o blecaute causou caos no trânsito, com os semáforos apagados e grandes congestionamentos em todos os principais corredores da cidade. Em alguns bairros da Capital, a energia só foi restabelecida por volta das 20h.
A queda de energia teve início pouco antes das 16h. O motivo teria sido a queda de uma linha de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a perturbação causou o desligamento de cerca de 18 mil MW, localizados na sua maioria nos estados das regiões Norte e Nordeste.
O ONS informou que às 16h15min a carga já estava praticamente recomposta nos Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em estados da Região Nordeste, relatos nas redes sociais dão conta de que a energia foi retomada depois das 17h.
O ONS ainda investiga a causa do desligamento e as suas equipes estão atuando para efetuar a recomposição dos sistemas Norte e Nordeste.
Em nota, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que não identificou nenhum defeito no seu sistema que ocasionasse o desligamento. A empresa disse que está apurando o ocorrido. A Eletrobras Distribuição Amazonas, inicialmente disse que o motivo do apagão teria sido a queda de um circuito duplo de 55 Kv do linhão de Tucuruí.