Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Dengue, zica e chikungunya também podem causar miocardites, alerta pesquisador

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Transmissor de dengue, zika e chikungunya, o mosquito Aedes aegypti também é inimigo do coração. Nova diretriz sobre miocardites divulgada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), no dia 7 de julho deste ano, aborda as miocardites causadas por arboviroses, especialmente a dengue. 

A miocardite consiste na inflamação da camada média do músculo cardíaco, o famoso miocárdio, responsável direto pelo bombeamento de sangue para os órgãos. Esse complexo trabalho do miocárdio, de ejetar adequadamente o sangue oxigenado para o organismo, é fundamental para a nutrição dos tecidos.

A Diretriz de Miocardites 2022 da SBC evidencia que o envolvimento cardiovascular nas arboviroses vem sendo demonstrado especialmente na dengue, que é a arbovirose mais prevalente no Brasil. De acordo com essa publicação, a dengue é a arbovirose com maior percentual de manifestações cardiovasculares descritas; 48% dos pacientes com a forma grave desenvolvem miocardite.

Sabe-se que as miocardites são grandes causadoras de insuficiência cardíaca (quando o coração não está bombeando sangue de forma suficiente para atender às necessidades do seu corpo). 

A insuficiência cardíaca é uma cardiopatia que atinge cerca de três milhões de brasileiros e representa um problema de saúde pública no mundo todo, sendo causa líder de internação no hemisfério norte e um grande desafio ao SUS, principalmente com relação aos idosos.

 

Prevenção é necessária

A miocardite por arbovírus é uma condição aguda, mas a maioria dos pacientes permanece com doença cardíaca crônica, como insuficiência cardíaca crônica (coração crescido) e alterações no eletrocardiograma. 

Já infecções virais, principalmente aquelas mais prevalentes em nosso meio, como a febre chikungunya, devem ser consideradas como fator de descompensação da insuficiência cardíaca (coração fraco) em pacientes previamente estáveis.

Em relação à chikungunya, a diretriz da SBC aponta que diversas séries de casos em situações de epidemia pelo vírus relatavam percentual de até 37% de acometimento cardiovascular, geralmente quadros compatíveis com miocardite.

A relação entre arboviroses e cardiopatias mostra que são necessários cuidados preventivos mais eficazes para pacientes cardíacos, cujo quadro pode se agravar caso contraiam doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Caso a doença seja confirmada, o ideal é que o médico infectologista que cuidará da pessoa com dengue, chikungunya ou zica possa atuar em conjunto com o cardiologista, buscando a melhor opção de tratamento para o paciente. 

Atenção: você pode fazer a sua parte no combate às arboviroses, reforçando os cuidados necessários para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis