Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

DEM, PSDB, PDT e PSol pedem afastamento de Sarney

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Brasília – O presidente do Senado, José Sarney (MDB-AP), já conta com quatro partidos pedindo sua licença do cargo. DEM, PSDB e PDT fecharam questão contrária ao mandatário do Congresso nesta terça-feira, posição que foi tomada pelo PSol na segunda-feira. Esses partidos somam 33 senadores, oito a menos que os 41 necessários para votar a cassação de um mandato.

Apesar da soma, o número não é preciso. Isso porque na bancada do DEM, de 14 senadores, pelo menos quatro são favoráveis á permanência de Sarney.

No PSDB também há defecções. O vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO) é um dos tucanos que não quer o afastamento. Nos bastidores, tem ponderado que a cadeira da presidência estaria “muito quente” neste momento, e que a crise poderia cair em seu colo caso assumisse o cargo.

Por outro lado, a bancada do PMDB, que apóia Sarney e tem 19 senadores também conta com aqueles que querem a cabeça de Sarney. O exemplo mais notório é Pedro Simon (RS), que está licenciado devido a uma cirurgia no apêndice.

Apesar do fogo contra Sarney, o presidente disse, através de seu porta-voz, que sequer cogita se licenciar do cargo. Senadores do PMDB disseram à reportagem do Último Segundo que o presidente conta com o apoio do Planalto para superar a crise. Também estaria se espelhando no exemplo de Renan Calheiros (PMDB-AL).

O colega teria dito a Sarney que só se manteve vivo no Senado pois enfrentou a crise na cadeira de presidente. Caso contrário, acredita, teria sido cassado num dos diversos processo que respondeu por quebra de decoro parlamentar.

Mais tarde o PT vai se reunir definir ou não o apoio a Sarney. A expectativa é que o partido siga na sustentação do peemedebista. Além das defesas que Lula fez a Sarney, e da dependência do PMDB para a governabilidade e para o pleito de 2010, a líder do governo no Congresso, Ideli salvatti (PT-SC) lançou nota nesta terça-feira rechaçando que a responsabilidade da crise seja imputada a uma só pessoa.

Dessa forma o grupo de Sarney vislumbra uma correlação de forças no Senado, tendo o PT, PMDB, PTB e PR como principal sustentação de seu mandato.

 

Último Segundo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais

Chuvas, RS

Com 80% do estado afetado pelas chuvas, RS tem fuga em massa de Porto Alegre em busca de água

Poste, queda

Postes caem na Rua da República e trânsito é bloqueado

Policiais 2

Concurso da PM: homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova

PM, viatura passando

Dois homens morrem e dois ficam feridos durante troca de tiros com policiais

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba