Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

DEM decide renovar comando partidário

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Executiva Nacional do DEM decidiu nesta terça-feira convocar eleições para os diretórios municipais, estaduais e nacional. O principal objetivo, porém, é retirar o atual presidente Rodrigo Maia do comando do partido. Com mandato até dezembro de 2011, ele faltou ao encontro, o que foi interpretado pelos presentes como uma tentativa de esvaziar a reunião realizada na sede da sigla em Brasília.

 
O encontro acabou servindo, sobretudo, para o ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen dar a sua versão sobre as negociações de uma possível fusão com o PMDB. O maior defensor da ideia é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Desde 2004, ele e Bornhausen atuam politicamente de forma conjunta – Bornhausen foi, por exemplo, o fiador do nome de Kassab como vice de José Serra na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
 
“Isso é uma batalha de Itararé”, disse Bornhausen, referindo-se ao conflito que nunca ocorreu entre paulistas e as tropas federais durante Revolução Constitucionalista de 1932. “Estão promovendo uma batalha verbal a partir de uma hipótese (a fusão com o PMDB)”, completou o ex-presidente do DEM.
 
A declaração foi feita ainda durante a reunião sem a presença Rodrigo Maia. Segundo o iG apurou, o deputado do DEM-RJ havia marcado presença no encontro. Porém, nesta segunda-feira, desmarcou. Maia disse que acompanharia um grupo de novos deputados do DEM a Washington, nos EUA.
 
Principais aliados de Maia no momento, os deputados ACM Neto (DEM-BA) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). Um vice-presidente do DEM, esse último avisou que estava doente, por isso não poderia comparecer. A reunião acabou sendo comandada pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), outro vice-presidente do partido.
 
Programação – Depois de tentar enterrar a tese de fusão, Bornhausen pediu a convocação de novas eleições. O assunto foi aprovado pelos presentes por unanimidade. Foi decidido que, no próximo dia 8, os líderes do partido no Congresso, Paulo Bornhausen (Câmara) e José Agripino (Senado), irão criar um plano de ação e definir as datas.
 
“Foi unânime. A gente precisa revitalizar o partido e se preparar para as eleições de 2012”, disse Bornhausen. Sobre Rodrigo Maia, ele lembrou que o mandato dele está vigente por prorrogação (ocorrida em outubro). “Agora, haverá apenas uma adequação”, disse.
 
Candidato a vice na chapa derrotada de José Serra (PSDB), o deputado Indio da Costa (DEM-RJ) defendeu que o partido seja “mais combativo na oposição”. “Se tivéssemos atuado desta forma o nosso resultado teria sido melhor”, disse Indio, durante a reunião.
 
Apesar de ter sido escalado para realizar o plano de ação para a nova eleição, o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), não estava presente na reunião. Ele está em viagem no exterior. Agripino é um dos nomes cotados para substituir Maia na presidência do DEM.
 
 
 
IG

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais

Cida Ramos

Cida diz que está tranquila com fim de prévia e que está firme como única pré-candidata do PT