Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Defesa Civil recebe alerta e previsão é de mais chuvas nas próximas horas na capital paraibana

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A previsão é de mais chuvas na capital paraibana nas próximas horas. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil recebeu na noite desta quarta-feira (12) um aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O alerta 1363/2019 foi aberto às 22h23 com previsão meteorológica de chuvas em risco de nível moderado nas próximas horas e mantém equipes de plantão. Mesmo com o grande volume de chuvas a Defesa Civil, até o momento, não registrou nenhuma ocorrência durante toda a madrugada.

Segundo o boletim, o ponto de maior volume de chuvas na Capital foi registrado no bairro do Altiplano com 146.4 (mm) nas últimas 48 horas, seguido por Manaíra 131 (mm) e Tambauzinho 120.8 (mm). Já no Cuiá foi registrado o menor volume de chuvas com 49.8 (mm) durante o mesmo período. Apesar do volume, a Capital se mantém sem registros de deslizamentos e desabrigados, resultado da ação preventiva do programa João Pessoa em Ação.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, as equipes que fazem parte do programa ‘João Pessoa em Ação’ se mantêm em alerta. “Como sempre estamos atentos para qualquer chamado. Nosso trabalho de prevenção, monitoramento e manutenção é permanente e conta com uma agenda de programação semanal, atuando em vários bairros da Capital. As ações também podem ser realizadas de acordo com a maior necessidade dos bairros e comunidades”, explicou.

Apesar da defesa Civil não ter registro de ocorrências, a chuva provocou a queda do muro de uma escola na Avenida Epitácio Pessoa. Várias ruas e avenidas da capital paraibana também registram pontos de alagamentos, deixando o trânsito lento e engarrafado. Por volta das 8h um ônibus caiu em um bueiro na Avenida Maciel Pinheiro, no Varadouro.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também fica alerta em caso de chuva intensa. Caso algum condutor precise acionar os agentes para semáforos apagados ou ruas intransitáveis por alagamentos, é só ligar para o Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Os telefones são 3218-9420 ou 98760-2134 (whatsapp)

João Pessoa em Ação – O programa tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

Também fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PM, 6acipm

PM frustra novos crimes em Cabedelo, prende três e apreende armas

Vacina contra dengue e gripe

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção contra dengue

Dinheiro e calculadora

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

Padre Egídio preso

Gaeco dá parecer favorável à prisão domiciliar de Padre Egídio

Pleno do TJPB 2024

Pleno do TJPB nega recurso e mantém decisões da Operação Festa no Terreiro

renancrea1

Inovação: Crea-PB lança Hackaton com R$ 5 mil em premiações

51870483223-d4a44c029e-h-1536x1024 (1)

CCJ do Senado aprova PEC dos quinquênios

chatgpt

Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores

basedosamu

Assinada Ordem de Serviço para a construção de Base Descentralizada do Samu em Cabedelo

image

Lei de Lagoa Seca que proibia taxa de religação de luz e água é inconstitucional