Defesa Civil intensifica monitoramento das áreas de risco em João Pessoa

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec), está em alerta desde a madrugada desta sexta-feira (7) monitorando as 31 áreas consideradas de risco, com atenção especial às comunidades ribeirinhas, a exemplo do Porto do Capim, Padre Hildon Bandeira, Chatuba, São José e São Rafael. Segundo o coordenador do órgão, Noé Estrela, nenhuma ocorrência foi registrada.
 
De acordo com Noé Estrela, o trabalho preventivo, através do Plano de Ações Preventivas e de Preparação Antidesastres 2014, é de extrema relevância, tendo em vista o indicativo de chuvas para os próximos meses na Capital. "Esse trabalho de monitoramento está sendo feito diariamente, com as equipes indo até as áreas de risco eminente, como barreiras, encostas e rios, verificando in loco as condições", destacou.
 
O coordenador, inclusive, faz um alerta às comunidades residentes nesses locais. "Ao menor sinal de deslizamento ou desmoronamento de barreiras ou casas, e de alagamento de grande escala de rios, a população deve acionar a Defesa Civil, ligando para o número gratuito 0800 285 9020", completou.

O Plano de Ações Preventivas e de Preparação Antidesastres 2014 foi iniciado no dia 20 de janeiro, no bairro São José. O objetivo da ação é preparar a cidade para enfrentar o período crítico de chuva, garantindo o bem-estar e a segurança da população.

Calendário – Mais de 30 bairros serão contemplados com o planejamento. Entre os serviços a serem desenvolvidos estão identificação, quantificação e remoção de famílias de locais de risco, poda de árvores, limpeza e retirada de lixo das comunidades, margens e leitos de rios, desobstrução de galerias, conscientização ambiental, entre outros.

Parceria – O Calendário de Planos e Ações Preventivas vai contar com a participação conjunta de Secretarias e órgãos da gestão municipal. Estão envolvidos, além da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Gabinete do Prefeito (Gapre), Secretaria de Planejamento (Seplan), Habitação (Semhab), Educação e Cultura (Sedec), Comunicação Social (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), Orçamento Participativo (Seop), como também a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Ainda participam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Cagepa, Energisa e Corpo Bombeiros.

Serviço 24 horas – Qualquer ocorrência em decorrência de chuvas ou da situação precária de moradias pode ser informada à Coordenadoria de Defesa Civil, por meio da Linha Direta 0800 285 9020, que funciona em regime de plantão durante as 24 horas.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.