Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Defesa Civil intensifica ações preventivas em Campina Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Defesa Civil Municipal intensifica as ações preventivas na cidade como objetivo de reduzir riscos de desastres. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, as medidas preventivas são realizadas pelos demais órgãos da Prefeitura que fazem parte do Sistema Municipal de Defesa Civil.

O trabalho da Defesa Civil é essencialmente preventivo e nessa prevenção está principalmente as informações advindas da  meteorologia que trabalha com previsões. Ruiter acrescenta que, “essas previsões podem ocorrer ou não, é obrigação nossa, do Sistema de Defesa Civil está de prontidão, está em atenção para possíveis atendimentos”.

O preventivo em Campina Grande é feito principalmente pela Secretaria de Serviços Urbanos, através do sistema de limpeza de canais, drenagens, boca de lobo, desobstrução de galerias. Esse trabalho é intensificado a partir do mês de outubro de 2018 até o mês de janeiro de 2019.

A equipe técnica da Defesa Civil Municipal cabe o levantamento das informações necessárias para as demais secretarias realizarem serviços e ações preventivas. De posse das informações das áreas de risco da cidade, a Secretaria de Assistência Social faz a retirada de famílias em situação de vulnerabilidade sócioeconômica e também com relação a estrutura dos imóveis.

A Secretaria de Obras fica responsável pelas demolições, notificações, análise de riscos junto aos proprietários de prédios que têm marquises, muros ou alguma estrutura que ofereça risco. A Secretaria de Saúde trabalha na prevenção de combate ao mosquito da Dengue, além da fiscalização de cisternas feita pela Defesa Civil.

Dentro do Sistema de Defesa Civil, a Secretaria de Agricultura participa encaminhando demandas de carros pipa, ação executada pelo Exército, mas coordenada pela Defesa Civil.

Uma equipe da Defesa Civil está trabalhando com a Secretaria de Planejamento a questão das ZES -Zonas Especiais de interesse social, com atualização de cadastro, verificação de famílias em situação que atendam os critérios do planejamento das ZES.

Na Secretaria de Educação entra o trabalho da Defesa Civil nas escolas.Que será retomado com o inicio das atividades do ano letivo. Há cinco anos esse trabalho é desenvolvido nas escolas municipais. De acordo com Ruiter Sansão o projeto já ganhou dois prêmios, um Nacional da Agência Nacional de Águas e outro prêmio da CEMADEN – Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturaia, com sede em São José dos Campos.

O trabalho preventivo na Feira Central continua sendo desenvolvido pela equipe da Defesa Civil que foi iniciado no ano passado.

Tribunal de Contas –  Ruiter informa que neste sábado, a equipe da Defesa Civil Municipal de Campina Grande juntamente com as equipes de Defesa Civil dos municípios de Lagoa Seca, Alagoa Nova, João Pessoa, Conde, Baeyux, Santa Rita, Cabedelo e Patos estará no Tribunal de Contas do Estado, para discutir com André Agra e membros do Tribunal, o uso de tecnologias no mapeamento de áreas de riscos na redução do risco de desastres nessas cidades.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência