Defesa Civil apresenta cronograma de ações para o período de chuvas

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizou reuniu, nesta quarta-feira (15), com órgãos e secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no auditório do Centro Administrativo (CAM) para apresentar o Plano de Ações Preventivas e de Preparação Anti-Desastres 2014. O objetivo é preparar a cidade para enfrentar o período crítico de chuva pensando no bem-estar e segurança da população.
 
O coordenador da Compdec, Noé Estrela, afirmou que o órgão preparou um calendário de atividades que serão desenvolvidas em conjunto com outras secretarias para realizar ações preventivas e emergenciais. “Não podemos esperar o período de chuvas chegar para começar a trabalhar. Precisamos nos preparar antecipadamente”, adiantou.
 
O plano conta com ações de preparação, na iminência do período crítico e ações de logística, preparando abrigos temporários e definitivos, hospitais, serviços e treinamento de pessoal. “Cada órgão tem a sua função e o calendário de obras e contenções já se inicia na próxima segunda-feira (20), no Bairro São José”, acrescentou Noé Estrela.
 
Calendário – Mais de 30 bairros serão contemplados com o planejamento. O primeiro deles será o São José. Equipes estarão no local de 20 a 30 de janeiro. Entre os serviços a serem desenvolvidos estão identificação, quantificação e retiradas de famílias de locais de risco, poda de árvores, limpeza e retirada de lixo das comunidades, margens e leitos de rios, desobstrução de galerias, conscientização ambiental, entre outros.
 
“Vamos intensificar os trabalhos naqueles lugares que tiveram mais necessidades de intervenção durante o período de chuvas em 2013, a exemplo da comunidade São Rafael, Padre Hildon Bandeira e Tito Silva”, afirmou o coordenador Noé Estrela.
 
Parceria – O Calendário de Planos e Ações Preventivas vai contar com a participação conjunta de secretarias e órgãos da gestão municipal. Estão envolvidos Gabinete do Prefeito (Gapre), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Secretaria de Comunicação Social (Secom), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (Seop), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Cagepa, Energisa e Bombeiros.
 
Para o secretário de Planejamento, Rômulo Polari, unindo forças as ações ganham efetividade e a população é quem se beneficia. “São necessárias ações emergenciais, mas também ações estruturais, a exemplo do que já fizemos na Comunidade do Timbó, do que estamos fazendo na Saturnino de Brito e do que vamos fazer no Bairro São José”, destacou.
 
Plantão – A Defesa Civil tem uma equipe de plantão para atender a população. Para informações e/ou chamados de emergência, a Compdec disponibiliza o telefone 0800-285-9020. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.
 
Cronograma de Atividades
Data: 20 a 30/01/2014
Bairros: João Agripino, São José e Manaíra
Comunidades: São José, Chatuba I, II e III
Data: 03 a 14/02/2014
Bairros: Miramar, Castelo Branco e Torre
Comunidades: Tito Silva, Iaiá de Amorim, Santa Clara, São Rafael, Padre Hildon Bandeira
Data: 17 a 21/02/2014
Bairros: Cristo, Funcionários e Cruz das Armas
Comunidades: Boa Esperança, Novo Horizonte, Jardim Guaíba
Data: 24/02 a 07/03/2014
Bairros: Alto do Mateus
Comunidades: 05 de junho, São Judas Tadeu, Beira da Linha, Ari Barroso
Data: 10/03 a 14/03
Bairros: Trincheiras e Distrito Mecânico
Comunidades: Saturnino de Brito, Renascer e Santa Emília de Rodat
Data: 17/03 a 21/03
Bairro: Cruz das Armas
Comunidade: Lagoa Antônio Lins
Data: 24 a 28/03/2014
Bairro: Bancários
Comunidade: Timbó
Data: 31/03 a 04/04
Bairros: Padre Zé, Roger
Comunidades: Esperança, Riachinho e Asa Branca
Data: 07/04 a 11/04/2014
Bairros: Varadouro e Baixo Róger
Comunidades: Porto do Capim e Comunidade do S
Data: 14 a 18/04/2014
Bairro: Funcionários
Comunidade: Maria de Nazaré
Data: 21 a 25/04/2014
Bairro: Cabo Branco
Data: 28/04 a 02/05/2014
Bairro: Valentina Figueiredo
Comunidades: Santa Bárbara, Cuiá, Nossa Senhora das Neves

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.