Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Defensores públicos acabam greve e retornam ao trabalho amanhã

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os defensores públicos do Estado da Paraíba decidiram, por unanimidade, suspender a greve da categoria. A decisão foi tomada em assembléia realizada na tarde desta quarta-feira, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, na  Capital. As atividades funcionais dos defensores públicos serão retomadas nesta quinta-feira, 19, em todo o Estado. A categoria aceitou a contraproposta do Governo do Estado de equiparação escalonada dos subsídios dos defensores com os dos procuradores do Estado em três parcelas, com a primeira em janeiro de 2011.

De acordo com o defensor público geral do Estado, Elson Carvalho, por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Governo só pode conceder a equiparação salarial de forma escalonada, como foi apresentado à categoria durante a assembléia.

Além  da equiparação dos subsídios com os procuradores, foi para apreciação da Assembléia Legislativa o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que concede autonomia financeira e administrativa à DP e  um Projeto de Lei de autoria do Executivo, que acrescenta à Lei do Subsídio alguns benefícios para os defensores, como auxílio periculosidade que varia de 10 a 15% do subsídio para os que atuam em presídios, auxílio moradia, alimentação, saúde e pagamento da anuidade da OAB.

“É interesse da Defensoria e do Governo do Estado que os defensores tenham esses benefícios como incentivo à atividade deles, o que será revertido em melhoria no atendimento ao público. Depois de um ano em greve, a população terá o atendimento de volta em 100 por cento a partir desta quinta. As pessoas poderão procurar a Central de Atendimento na avenida Dom Pedro II, a partir do meio dia que os defensores estarão à disposição para receber as demandas do público”, explicou o defensor geral.

O presidente do Sindicato dos Defensores Públicos, Levi Borges, disse que o acolhimento da proposta governamental, elevando os valores do subsídio é uma demonstração do atendimento as reivindicações da categoria que agora suspendeu o movimento grevista. A Associação Paraibana dos Defensores Públicos, representada pelo presidente Henriquemar Dutra, enfatizou o apoio geral e irrestrito a contra-proposta do Governo, mas ressaltou que a luta pela igualdade salarial com categorias correlatas, como procuradores e magistrados, vai continuar. A defensora Ângela Abrantes, do Comando de Greve, disse que a volta ao trabalho não acaba a luta pelo cumprimento da lei na sua integralidade .  

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica